A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira 20, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), a cerimônia de posse da nova presidência do Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea). Na ocasião, foram empossados para a presidência, o professor Valtênio Paes, e para vice-presidência, o também professor Marcos Paulo de Oliveira.
O Conmea foi criado pela lei nº 1.430, em dezembro de 1988, e é um órgão colegiado e integrante da secretaria, que desenvolve funções normativas, consultivas e de supervisão. De acordo com o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, o conselho serve para assegurar a participação da comunidade na elaboração de uma política educacional.
"A Semed entende que o conselho é autônomo e independente e, por isso, o órgão é fundamental para garantir o envolvimento da sociedade no processo de construção de uma educação de qualidade. O nosso papel, portanto, é fornecer plenas condições técnicas e materiais para o bom funcionamento do Conmea", discursou o secretário da Educação, reforçando a excelente escolha dos nomes para o exercício dos cargos no órgão.
Segundo o presidente recém-empossado, os desafios começam quando se pensa em uma escola construída de forma coletiva. "Precisamos continuar o trabalho que o conselho já vinha realizando e aprofundar cada vez mais nossas ações. Não queremos que o órgão seja um mero instrumento da burocracia, mas que consigamos ampliar a atuação dos atores escolares (alunos, professores e pais) nas decisões relacionadas à educação do município. Os atores da escola devem se tornar sujeitos participantes desse processo", refletiu o presidente.
Presenças
Participaram da cerimônia de posse da nova presidência do Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea) a vereadora de Aracaju e representante da Câmara Municipal, Rosângela Santana; a representante do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Maria Elba da Silva; a fundadora do Conmea e membro da direção da Undime, Maria de Lourdes Golveia; e demais secretários municipais da Educação dos municípios do Estado de Sergipe.