Força-tarefa vai ao bairro Cidade Nova

Saúde
20/05/2011 17h41
Início > Noticias > 45859

A força-tarefa de combate à dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua atuando nos bairros da capital sergipana. Durante o próximo sábado, 21, os moradores do bairro Cidade Nova receberão a visita das equipes, que contarão com a presença de 50 agentes de endemias da SMS e 15 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A concentração será na Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano, localizada na rua Santa Terezinha. A visita da força-tarefa ao bairro pretende vistoriar cerca de 900 casas. Na oportunidade, os agentes da saúde irão examinar lavanderias, tonéis, reservatórios de água e outros pontos que possam auxiliar na proliferação do mosquito da dengue.

As equipes atuam no controle, no combate das larvas e no monitoramento das áreas já trabalhadas. Já os agentes da Emsurb farão à limpeza de terrenos baldios, recolhendo todo tipo de recipientes que possam acumular água, como latas e pneus.

Alerta

Dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira) informam que o bairro Cidade Nova apresenta índice de infestação predial de 3,8%, o que indica médio risco. Esse resultado serve de alerta para a população, principalmente por conta das condições climáticas atuais, com alternância de chuva e sol, o que favorece o desenvolvimento mais rápido do mosquito.

O terceiro Lira de 2011 confirmou que o maior problema continua sendo com os criadouros de larvas em lavanderias domésticas, aparece com um percentual de 56,6% de infestação. Depois das lavanderias, a preocupação é com os ralos, lajes, sanitários em desuso, vasos e pratos de plantas, que apresentaram um percentual de 30%. As áreas de depósitos de lixo, dentro das residências, registraram 11,5% dos focos.