Prefeito é homenageado no Palácio-Museu

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2011 19h39
Início > Noticias > 45861

O prefeito Edvaldo Nogueira foi um dos homenageados durante a solenidade de comemoração do primeiro ano de funcionamento do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), realizada no fim da tarde desta sexta-feira, 20. As homenagens foram um agradecimento aos parceiros que ajudaram na realização e divulgação das atividades promovidas no PMOC nos últimos doze meses. Entre os agraciados estavam representantes de secretarias estaduais, pesquisadores, fomentadores culturais e empresas de comunicação.

Segundo Edvaldo, foi um grande orgulho receber a homenagem, principalmente por ser contemporâneo da transformação do Palácio-Museu. "Minha alegria não é unicamente pela homenagem, e sim por estar participando dessa festa que comemora o primeiro ano de uma obra magnífica. A restauração desse importante espaço permitiu que as futuras gerações possam ter acesso a grande parte de nossa vida política, econômica, cultural, e, principalmente, da história do nosso povo", pontuou.

Representando o governador Marcelo Déda, o secretário Chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, disse que a restauração do Palácio-Museu Olímpio Campos foi fundamental para o desenvolvimento sociocultural do estado. "Além do acervo permanente, exposto para os visitantes, este é um espaço de extensão cultural, onde as pessoas podem participar de debates, de mostras de filmes e apreciar exposições de nossos artistas", comentou.

Resgate

Desde a inauguração, no dia 21 de maio de 2010, mais de 37 mil visitantes já passaram pelo Olímpio Campos, que atualmente possui 683 peças expostas. Para o diretor do Palácio-Museu, Oyama Teles, esse é um momento de grande satisfação. "Como diz o governador: aqui é a casa do povo. Por isso a preocupação em restaurar a estrutura física, de resgatar toda essa história, que é patrimônio de todos os sergipanos e brasileiros", argumentou.

Exposição

Como parte das comemorações, está em cartaz no salão multieventos do Palácio-Museu a exposição ‘Um parabéns especial ao Palácio-Museu', mostra com 38 telas pintadas por crianças e adolescentes com deficiência. Os trabalhos revelam suas impressões durante visitas feitas ao prédio. A exposição ficará aberta à visitação até o próximo dia 30.

As homenagens

Além do prefeito Edvaldo Nogueira, foram homenageados o governador Marcelo Déda; o advogado Gilton Garcia; os ex-governadores, João de Seixas Dória e Paulo Barreto de Menezes; o ex-vice-governador Manoel Cabral Machado (in memorian); a historiadora e escritora, Ana Medina; a coordenadora de preservação da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural, Ana Conceição Sobral; o ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, José Ibarê Dantas; o diretor administrativo da Secretaria de Estado da Casa Civil (pela doação de livros raros), José Moreira dos Santos; o fotógrafo Lineu Lins; a superintendente regional do IPHAN, Terezinha Alves de Oliva; o reitor da Universidade Tiradentes, Joubert Uchoa de Mendonça; a Somese; as TVs Sergipe, Atalaia e Alese e o Jornal da Cidade. Todos os homenageados contribuíram para o acervo ou na restauração do Palácio-Museu.