A crise da razão é tema de debate no ‘Café Consciência’

Educação
23/05/2011 11h55
Início > Noticias > 45865

Inspirados pelo tema ‘A Crise da Razão', astrônomos e estudantes dos cursos de Física, Geografia, Direito e Ciências Biológicas marcaram presença na quarta edição do projeto Café Consciência, realizada no último domingo, 22, na Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA). Uma palestra sobre o tema foi ministrada pelo professor do curso à distância da Universidade Federal de Sergipe (UFS-SESAD), Salomão dos Santos Santana.

Com base nas teorias de Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche, o palestrante destacou aspectos relacionados à razão e a emoção. "Na atualidade, a razão não é mais a única fonte segura. Através das teorias, consideramos que existem muitas interpretações para a explicação emocional de realização", destacou Salomão, fazendo um apanhado histórico a cerca da razão.

Orgulhoso, o estudante de ciências biológicas da Universidade Tiradentes, Feliphe Borges, se declara frequentador assíduo dos encontros realizados na CCTECA, por meio do projeto Café Consciência. "Creio que o conteúdo abordado satisfez a todos em virtude da relevância do tema. Projetos desta natureza estimulam a aprendizagem e a troca de informações entre estudantes e profissionais de áreas diversas", ressaltou Feliphe.

De acordo com o diretor da CCTECA, Augusto César, o Café Consciência acontece num domingo de cada mês com a participação de diferentes especialistas. "Trata-se de uma série mensal de exposições e debates voltada à formação crítica interdisciplinar dos participantes. Com a atividade, é possível atrair um público diversificado e participativo, o que possibilita a aquisição do conhecimento", explicou o diretor.

Acesso

A CCTECA é um projeto piloto da Prefeitura de Aracaju, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e mantido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Professores e estudantes da rede pública e particular de ensino utilizam o espaço, onde podem realizar experimentos nas áreas de física, química, matemática, informática, astronomia e ciências em geral.

A casa está localizada na Av. Oviedo Teixeira, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), próximo ao Shopping Jardins. Das terças às sextas-feiras, o horário de visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação vai das 14h às 17h. Nos sábados e domingos em que ocorrem as observações da lua e dos planetas, a visitação é das 18h às 20h.