Durante todo o final de semana, a equipe de fiscalização da Prefeitura de Aracaju trabalhou para garantir o direito de ir e vir do morador que reside em ruas onde são realizadas feiras livres. A equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) apreendeu, ao todo, 58 bancas por desobediência às orientações passadas, via notificação, sobre o horário de montagem e desmontagem.
Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a fiscalização nas feiras também atende a pedidos dos próprios moradores. "Recebemos denúncias referente ao incômodo. Para minimizar o impacto das feiras nas ruas da cidade, estamos com uma fiscalização mais rígida. Ratificamos com os proprietários de bancas o horário da montagem e desmontagem e, principalmente, os serviços de limpeza pós-feira. Quem não está cumprindo o determinado, tem a banca apreendida", frisa Lucimara.
O reforço na fiscalização começou no início do mês de maio já com a emissão das notificações com caráter preventivo aos proprietários. "Na sexta-feira apreendemos 18 bancas na feira do Castelo Branco e no sábado foram 40 bancas e lonas no Grageru, pois não cumpriam o determinado pela notificação", informa Silvana Gomes, gerente de Abastecimento da Emsurb.
As bancas das feiras livres em Aracaju devem começar a montagem às 18h e terminar às 21h, do dia anterior. Já a desmontagem, deve ser feita até 15h. "O proprietário que teve a banca apreendida deve procurar a diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, que fica localizada na sede da Emsurb, no Parque da Sementeira, para poder recuperá-las", acrescenta.