Assistentes sociais da SMS são capacitados para atender vítimas de violência doméstica

Saúde
23/05/2011 15h31
Início > Notícias > Assistentes sociais da SMS são capacitados para atender vítimas de violência doméstica

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou na manhã desta segunda-feira, 23, mais uma oficina para os assistentes sociais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é orientar e atualizar os profissionais quanto ao atendimento de vítimas de violência. A nova turma é composta por 100 assistentes sociais, que serão capacitados até o dia 27 de maio.

As oficinas vêm ocorrendo mensalmente desde o mês de abril e seguirão durante todo o ano. As atividades são realizadas no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e as orientações estão sendo passadas pela professora Edna Maria Goulart, doutora em Educação.

Para Edna, o Serviço Social de Atendimento aos Familiares e às Vitimas de Violência Urbana Doméstica e Auto Infligida tem importância fundamental para a população, uma vez que enfrenta o problema da violência doméstica e suas consequências para a família e para a sociedade como um todo.

"O problema é que a violência também é motivada por causas externas, por isso pensar em violência é aprender a decifrar as suas múltiplas causas. É uma questão vital, seja através de políticas públicas ou mesmo da atuação do assistente social junto à comunidade. É necessário preservar a vida e a saúde", defende a professora.

Contribuição 

Segundo Ângela Leite, coordenadora do Neps, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju unem o atendimento médico aos serviços de assistência social.

"O Neps contribui para o preparo desses profissionais que atuam muitas vezes em ações de socorro junto à população. Essa contribuição vem através de palestras ou oficinas, onde debatemos os desafios que o assistente social enfrenta na sua rotina. E as ações que vêm sendo promovidas têm obtido êxito", comemora Ângela Leite.