Segurança e paz no trânsito. Pensando nessas metas, a Prefeitura de Aracaju vem buscando medidas educativas para prevenir acidentes e conscientizar motoristas dos riscos no trânsito. Nessa segunda-feira, 23, foi oficializada a formação do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. Na ocasião, tomaram posse os membros da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego em Sergipe (Abramet/SE). O prefeito Edvaldo Nogueira participou da solenidade, realizada na Sociedade Semear.
O evento, organizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), reuniu autoridades, representantes de instituições e membros do Comitê para um momento de discussão sobre a necessidade da educação no trânsito. Para Edvaldo, as melhorias no trânsito devem acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das cidades, buscando conscientizar e reeducar os condutores.
"Defendo o progresso, mas defendo, também, que nós temos que buscar conviver cada vez melhor com o desenvolvimento que nós mesmos criamos. O carro, que foi criado para ser um instrumento de mobilidade, virou um instrumento de guerra e demonstração de força. Precisamos ter mais paz no trânsito, cuidar da mobilidade, enfrentar problemas e superar desafios importantes", disse Edvaldo Nogueira.
Comitê
A instalação oficial do Comitê, através do decreto nº 3.470, tem como objetivo superar esses desafios através de campanhas educativas feitas através da mobilização de diversas entidades parceiras da causa. Durante seu discurso, o prefeito ressaltou a importância de integrar as ações da administração pública às iniciativas da sociedade. Ao todo, são 42 instituições participantes do Comitê, que receberam o elogio e agradecimento do prefeito.
"Não existe possibilidade de essa luta ser vencida pelo poder público sozinho, porque essa questão requer a conscientização e a participação da sociedade e das pessoas que pensam no futuro. O comitê vai, nos próximos dez anos, cuidar da mobilidade urbana e, fundamentalmente, combater de maneira incisiva a violência no trânsito", afirma Edvaldo.
Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Antônio Samarone, o objetivo do Comitê é intensificar o envolvimento da sociedade com as causas relativas à violência no trânsito para a construção de um trânsito mais saudável em Aracaju.
"Todos entendemos que a violência no trânsito é um problema mundial. Nós, em Aracaju, temos uma população com nível de cidadania acima da média, então est é um momento que pode ser revertido", afirmou o superintendente, explicando, ainda, que o Comitê é aberto a todos que desejem participar das ações.
Abramet
Durante a solenidade, também tomaram posse os membros da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego em Sergipe (Abramet/SE). Criada em 1980, a associação reúne especialistas em medicina de tráfego para discutir, pesquisar e estudar formas de combater e prevenir acidentes de trânsito.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2010 foram 145.920 internações de vítimas em acidentes de trânsito em todo o país. Segundo o recém-empossado presidente da Abramet/SE, Ricardo Fakhouri, a missão da entidade é reduzir esses índices.
"Cerca de 40 mil pessoas morrem por ano devido a acidentes de trânsito. Isso é o equivalente à população de uma cidade do porte de Tobias Barreto, por exemplo, e nosso objetivo é trabalhar para reduzir os danos provocados pelo trânsito. Buscamos prevenir direta e indiretamente acidentes, tratar vítimas e restabelecer seu bem mais precioso: a vida", explica Ricardo.
O evento contou, ainda, com palestra educativa com o mestre em sociologia pela Universidade de Brasília UnB), Eduardo Biavati. Com o tema ‘Educação Para o Trânsito', o palestrante apresentou dados atuais do cenário do trânsito brasileiro e abordou medidas de conscientização.
Presenças
Participaram da solenidade o presidente do Detran, Bosco Costa, representando o Governo do Estado; Ana Márcia de Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Saúde; a delegada Georlize Teles, representando a Secretaria de Segurança Pública; Ricardo Marcarello, representando a Universidade Tiradentes; o deputado estadual Zezinho Guimarães e o vereador Danilo Segundo.