Autorizações para exames começam a ser entregues

Saúde
24/05/2011 09h41
Início > Notícias > Autorizações para exames começam a ser entregues

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa a entregar nesta terça-feira, 24, as autorizações para a realização de exames solicitados em 2010, mas que ainda não foram feitos. A meta é colocar em dia os exames de alta e média complexidade que estão com demanda reprimida. No ano passado, a prestação de alguns serviços ficou suspensa por um período de 4 a 6 meses, o que gerou esse acúmulo.

Estão sendo ofertadas 482 ultrassonografias; 305 consultas e exames oftalmológicos; sete densitometrias ósseas; 60 testes ergométricos e 15 provas de função pulmonar. Os usuários estão sendo chamados pela própria Secretaria para a entrega da marcação, com data, horário e local onde o exame será realizado. Os exames agendados começam a ser feitos ainda esta semana.

A realização desses exames faz parte de um plano de ação de humanização determinado pelo secretário Silvio Santos. As pendências foram levantadas através de reclamações registradas na Ouvidoria e nas Unidades de Saúde. Havendo outras solicitações de exames pendentes de 2010, o usuário deve procurar uma unidade de saúde.

"Quem tiver requisição em casa de exames que foram solicitados em 2010, mas que ainda não foram feitos, deve procurar o gerente da Unidade de Saúde da Família mais próxima do local onde mora para incluir esses exames no agendamento", orienta o secretário.

Cirurgias eletivas

Essa é mais uma etapa para regularizar a demanda reprimida. Primeiro, foram regularizados os exames laboratoriais, através de negociação com os prestadores. Depois, vieram as cirurgias eletivas, que foram autorizadas em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, através de um acordo com o Hospital Cirurgia.

Mensalmente, estão sendo realizadas 100 cirurgias ortopédicas; 55 cirurgias de hérnia, próstata, vesícula e postectomia; 20 artroscopias; 120 colonoscopias e retossigmoidoscopias; 500 tomografias computadorizadas, além do pronto-atendimento em ortopedia. Já com o Hospital Santa Isabel, foram acordadas 400 cirurgias mensais relacionadas à saúde da mulher, como períneo, laqueadura, mioma e histerectomia.

Medicamentos

Paralelamente a isso, também foi feito um levantamento dos medicamentos em falta nas Unidades de Saúde e contratados novos fornecedores, o que possibilitou o restabelecimento do fornecimento dos remédios na rede.