Conferência Territorial do Idoso acontece nesta quarta

Família e Assistência Social
24/05/2011 10h02
Início > Noticias > 45885

A partir das 8h desta quarta-feira, 25, membros de instituições governamentais e não governamentais interessadas em aprimorar a política de atenção ao idoso estarão reunidos no auditório do Sest/Senat para participar da II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento vai reunir representantes dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D'Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Santo Amaro e São Cristóvão.

Realizada pelo Conselho Municipal da Terceira Idade de Aracaju, a conferência tem como tema central 'O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil'. O objetivo é integrar as entidades governamentais e não-governamentais envolvidas na política de atendimento à pessoa idosa e, a partir daí, trocar experiências e conhecimentos, além de encaminhar sugestões para os gestores públicos.  

"Vamos assegurar, ao longo de todos os debates, a oportunidade de expressão, a diversidade de opiniões e a transversalidade do tema", garante o presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade, Antônio Cláudio Neves, acrescentando que as discussões que irão ocorrer durante a conferência visam construir possibilidades de ações integradas, tanto do poder público como da sociedade civil.

Subtemas

A conferência irá abordar vários subtemas relacionados aos direitos das pessoas idosas, a exemplo de 'Envelhecimento e Políticas de Estado', 'Fortalecimento e Integração dos Conselhos' e 'Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estado e Município'. Temas como saúde, educação, assistência social e segurança pública também estarão na pauta de discussão da conferência.

Segundo o presidente do conselho, a conferência deve reunir um público de 300 pessoas, entre delegados e convidados. O evento é aberto a toda sociedade e ao final dos trabalhos será feito um relatório para ser encaminhado aos conselhos dos municípios participantes e gestores públicos.