Com o intuito de promover uma educação alimentar com impactos positivos para a saúde e que, ao mesmo tempo, valorize a renda por meio do aproveitamento total dos alimentos, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar e em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), vem desenvolvendo desde o mês de abril o projeto Cozinha Brasil em diversos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O Cozinha Brasil é aberto tanto para os beneficiários do Bolsa Família quanto para a comunidade em geral.
O Projeto já foi realizado nos Cras Terezinha Meira, Enedina Bonfim, Gonçalo Rollemberg Leite, Porto D'anta, e segue com a programação nos Cras Coqueiral, Pedro Averan, João de Oliveira Sobral, Risoleta Neves, Benjamim Alves de Carvalho, e se encerra no dia 07 de julho, contemplando o Santa Maria. Os participantes recebem, logo que se matriculam, todo material didático e, ao final, o aluno que obteve frequência mínina de 75% recebe o certificado e o livro de receitas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar, afirmou estar satisfeita com os resultados do Cozinha Brasil."O programa ensina como se alimentar melhor e com qualidade a partir do reaproveitamento de alimentos, assim como a casca de banana ou de abacaxi. Estou muito satisfeita com o resultado apresentados", comemorou.
Alimentação saudável
Dona Rosa Maria do Nascimento afirmou que aprendeu a preparar uma espécie de suco que utilizava cascas de várias frutas. "Estamos aprendendo a fazer uma comida saudável e ao mesmo tempo econômica. São maneiras de aproveitar as frutas e as verduras sem ter desperdício. Hoje mesmo estou radiante porque aprendi a fazer um suco que aproveitava a casca de diversas frutas. Esse curso é simplesmente excelente", elogiou.