SMS realiza oficina para técnicos de Sistemas de Informação do Município

Saúde
24/05/2011 16h15
Início > Noticias > 45890

Com o objetivo de integrar, socializar e divulgar os diversos Sistemas de Informação em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Planejamento Estratégico (DIPLAN) e do Núcleo de Gestão de Informação e Estatística em Saúde (NUGIES) realizaram na manhã de hoje, 24, a primeira de uma série de oficinas sobre o tema.

As atividades serão realizadas de acordo com as necessidades identificadas pelos 50 profissionais das áreas técnicas da Secretaria, que estão promovendo a ação. Para a coordenadora do Nugies, Liana Freire, a iniciativa é muito importante para a saúde municipal.

"Indicadores em saúde são fundamentais para o trabalho da rede. Através desse primeiro encontro, pudemos reforçar a integração entre o trabalho dos diversos profissionais e fomentar a busca por melhorias nos sistemas de informação da saúde municipal", destacou Liana.

Atividades

As oficinas contam com a apresentação dos Sistemas de Informação, que já estão em execução no SUS de Aracaju, assim como o esclarecimento das suas funcionalidades, propostas e a dimensão do fluxo dos dados. Durante a oficina de hoje foi aberto espaço para que os profissionais pudessem compartilhar suas experiências e opiniões sobre o trabalho que vem sendo realizado.

Segundo a responsável técnica do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Raulinna Gomes, as atividades realizadas abordaram questões essenciais do trabalho de um técnico em sistemas de informação.

"Na oficina, pudemos compartilhar o trabalho que está sendo desenvolvido, assim como as ferramentas que criamos para facilitá-lo. Além disso, tivemos a oportunidade de discutir a potencialidade das informações e dados em saúde, no intuito de estudar maneiras de propagar esse material dentro da rede de saúde municipal", explica Raulinna Gomes.

Estratégia

O objetivo através desse aperfeiçoamento é o a realização do acompanhamento de forma mais efetiva do desempenho dos projetos em saúde do município, assim como tornar público dados estatísticos cada vez mais completos para consulta da população.

De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, o acompanhamento desses dados é essencial para que possamos desenvolver planejamentos e estratégias para a saúde do município.

"Através da capacitação dos profissionais, o acompanhamento será realizado de maneira mais precisa, possibilitando que a Secretaria tome decisões e solucione problemas, aperfeiçoando assim os serviços prestados à população de Aracaju", ressaltou Silvio Santos.