Equipes de Saúde da Família visitam abrigos de Aracaju

Saúde
25/05/2011 17h20
Início > Notícias > Equipes de Saúde da Família visitam abrigos de Aracaju

Os ex-moradores de invasões que estão alojados em um abrigo localizado na avenida Tancredo Neves foram os primeiros a receber, na manhã desta quarta-feira, 25, a visita das equipes de saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As famílias receberam atendimento médico, orientações sobre as doenças comuns no período de chuva e, nos casos mais urgentes, foram encaminhadas à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima do galpão. No total, foram visitados cinco abrigos. 

Uma das moradoras reclamou que não estava se sentindo bem. A equipe aferiu sua pressão e encaminhou a usuária e outras cinco pessoas, à Unidade Manoel de Souza Pereira. As mães receberam orientações sobre medidas para evitar que seus filhos adoeçam. "As crianças devem ser levadas às unidades para exames de rotina e as mães devem redobrar a atenção neste período para as diarréias e problemas respiratórios. Essas crianças não devem andar descalças, principalmente em locais com poças d'água", orientou a dra. Acácia Seixas, coordenadora do programa de Saúde da Criança.

Os usuários com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, foram encaminhados também às USF mais próximas. "Alguns dos moradores saíram às pressas de casa por conta da chuva e acabaram esquecendo seus medicamentos de uso contínuo. Essas pessoas estão sendo encaminhadas às Unidades de Saúde para serem atendidas sem interrupção da medicação", afirma Cristiani Ludmila, coordenadora de Vigilância em Saúde.

Assistência

Para o coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Ricardo, as visitas têm o objetivo de avaliar a saúde dos moradores, para que a SMS possa prestar a assistência imediata aos doentes. "Essa ida até os galpões nos permitiu realizar um diagnóstico da saúde dessas famílias, possibilitando assim o encaminhamento dos casos mais graves às unidades", ressalta Geison Ricardo.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Silvio Santos, a ação faz parte do novo modelo de atendimento que vem sendo adotado pela secretaria. "Atividades como está fazem parte de um pacote de medidas que visam humanizar o atendimento na rede municipal de saúde. Além disso, a visita dessas equipes tem o caráter preventivo", afirma Silvio Santos.

Alerta

As equipes da SMS alertaram os moradores para os cuidados durante o período chuvoso, quando as pessoas ficam mais vulneráveis a doenças como leptospirose, hepatites agudas (A e E), doenças diarréicas, tétano e doenças de transmissão respiratória. Há ainda o risco de traumas e lesões (afogamentos, lesões corporais, choques elétricos) e acidentes envolvendo animais peçonhentos.