Semasc e CMTI realizam 2ª Conferência Territorial da Pessoa Idosa

Família e Assistência Social
26/05/2011 08h15
Início > Notícias > Semasc e CMTI realizam 2ª Conferência Territorial da Pessoa Idosa

Proporcionar uma vida digna aos idosos e assegurar os direitos que lhes são concedidos por lei. Esse foi objetivo que motivou a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, juntamente com o Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI), a realizar a II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu durante toda a quarta-feira, 25, no Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Participaram da discussão diversos representantes dos municípios de Aracaju, Maruim, Laranjeiras, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D'Ajuda, Riachuelo, Santo Amaro e Nossa senhora do Socorro.   

Os quatro eixos que nortearam o debate trataram do ‘Envelhecimento e Políticas de Estudo, Pactuar Caminhos Intersetoriais'; ‘Pessoa Idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos'; ‘Fortalecimento e Integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos'; ‘Diretrizes orçamentárias, Plano integrado e Orçamento Público da União, Estado, Distrito Federal e Municipal: Conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar'.

O secretário de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Bosco Rolemberg, destacou a importância da II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, afirmando que eventos como este servem para orientar o poder público na elaboração e execução das políticas voltadas para os idosos.

"A conferência é um fórum legítimo de discussão e de apresentação de propostas que deverão nortear a política do governo municipal de Aracaju para os próximos anos, voltada para as pessoas idosas. Por outro lado, a conferência proporciona a troca de experiências e permite uma maior integração entre as ações desenvolvidas pelas instituições governamentais e não-governamentais que atuam na atenção ao idoso", declarou Bosco Rolemberg.

Planejamento

Para o presidente do CMTI, Antônio Cláudio Santos das Neves, o evento representa a iniciativa formal da construção democrática em prol da pessoa idosa. "Estamos iniciando formalmente a construção democrática interestadual de propostas e sugestões de ação político-administrativas que objetivam compensar as deficiências existentes e promover uma atenção técnica criteriosa em favor da pessoa idosa", assegurou.   

A assistente social da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Marta Gama, disse que a conferência é um instrumento previsto nas políticas sociais. "É muito relevante esse momento de conferência porque é um instrumento previsto nas políticas sociais para avaliar e propor ações para o período de 2 anos. Isso é que caracteriza a ação de controle social, bem como os conselhos, e é também uma ação mais ampla, uma vez que o mesmo espaço é dividido por trabalhadores da área, representantes do governo, dos municípios, entidades que prestam o serviço e beneficiários", explicou.   

Espaço democrático

De acordo com a conselheira estadual da 3° idade e representante do Same Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, Nádia da Silva, é nesse espaço que os idosos vão propor soluções e dizer quais as suas necessidades. "Estamos buscando um rumo para a política do idoso, para ele ter acesso, na verdade, aos direitos que lhes são necessários. E eles estão aqui presentes hoje para dizer o que precisam e o que é melhor para cada um deles", ratificou.

Edilene Freire Mesquita veio à conferência representando a Barra dos Coqueiros. Ela contou que terá a responsabilidade de perpassar todo o assunto discutido para a sua comunidade. "Neste evento adquiri novos conhecimentos sobre saúde, segurança e tudo mais relacionado ao idoso que irei passar para a minha comunidade. Esta foi uma experiência sensacional", comemorou.