Hoje foi a vez do bairro Soledade. A força-tarefa de combate à dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retornou ao local na terceira visita de rotina só este ano. A equipe foi formada por quatro agentes de endemias da SMS e 12 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A concentração aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Cortes.
Nesta quinta, 26, a força-tarefa visitou mais de 100 casas, reforçando a importância de redobrar os cuidados com a limpeza de lavanderias, tonéis e reservatórios de água. Os moradores também foram alertados quanto ao perigo do acúmulo de recipientes e garrafas vazias nos quintais. Os agentes da Emsurb fizeram a limpeza de terrenos baldios e o recolhimento de entulhos que poderiam acumular água, como latas e pneus.
"No último LIRAa, o índice de infestação no bairro Soledade ficou em 3,5 %, o que significa médio risco ou estado de alerta. Cerca de 90% dos moradores do bairro usam as lavanderias como reservatórios de água. Então, para evitar a reprodução do mosquito da dengue, estamos lembrando como deve ser feita a limpeza e acomodação desses reservatórios. Esse trabalho de conscientização e prevenção é essencial", afirma Gilvan Faria, supervisor do bairro.
Continuidade
A força-tarefa de combate à dengue da Secretaria Municipal da Saúde deve continuar no bairro Soledade durante sete dias. Além das visitas domiciliares e da conscientização da comunidade, os agentes também estão realizando tratamento com inseticida nos focos de reprodução do mosquito encontrados na localidade.