Chega de Acidentes leva sua 8ª edição para o São Conrado

Transporte e Trânsito
26/05/2011 16h43
Início > Notícias > Chega de Acidentes leva sua 8ª edição para o São Conrado

Por compreender a educação para o trânsito como uma aliada da sociedade para a promoção de vias mais seguras e democráticas, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e os parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, vão as ruas nesta sexta-feira, 27, com a 8ª edição da campanha Chega de Acidentes.

Desta vez, a mobilização acontece na avenida Heráclito Rollemberg, na rótula do bairro São Conrado, das 06h:30 às 9h. A equipe da SMTT e os parceiros do Comitê acreditam que, a partir do diálogo e da educação é possível conscientizar os condutores de que respeitar as leis de trânsito, além de se tratar de um cumprimento legal, pode salvar vidas. E os condutores estão aprovando a ação educativa.

"Campanhas como estas são sempre interessantes e válidas, pois contribuem para um trânsito mais seguro. Chamam a atenção dos motoristas para o respeito às leis de trânsito e, sem dúvida, contribuem para educar a população", destacou a bancária Rosa Maria Matos.

Calçada Livre

Além da adesivagem de carros e do diálogo com os condutores que sempre são feitos durante a 'Chega de Acidentes', a SMTT levará para as ruas São Conrado outras duas campanhas 'Calçada Live' e 'A Faixa é do Pedestre'

Para promover a campanha 'Calçada Livre' a equipe sairá pelas ruas do bairro, com auxílio de carro de som, pedindo para que os condutores tirem seus veículos das calçadas. A ação tem como objetivo por em prática os preceitos legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando estabelece que a calçada deve estar desobstruída para o livre acesso dos pedestres.

Respeito à faixa

Já 'A Faixa é do pedestre' visa conscientizar os condutores de que a faixa de pedestres deve ser respeitada não só por uma questão de boas maneiras no trânsito, mas sim por cumprimento legal determinado nos artigos 70 e 71 do CTB. A Equipe da SMTT e os parceiros do Comitê também dialogarão com os passantes, orientando que estes sempre usem a faixa para atravessarem qualquer via.