PMA intensifica trabalho de manutenção nas áreas verdes

Serviços Urbanos
26/05/2011 16h10
Início > Notícias > PMA intensifica trabalho de manutenção nas áreas verdes

As equipes de Áreas Verdes da Prefeitura de Aracaju, que atuam por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estão atuando em diversos pontos da cidade realizando a manutenção de praças, canteiros e demais logradouros públicos. As chuvas que caíram na capital sergipana durante esta semana trouxeram alguns benefícios e também aumentaram o trabalho das equipes. "Se por um lado a chuva ajudou na irrigação das áreas verdes, por outro tivemos um maior número de solicitações de podas e limpeza desses locais", enfatiza Francisco Ney Maia, gerente de Áreas Verdes.

De acordo com Ney, durante o período chuvoso o número de solicitações aumenta em 40%. "Essa é uma média registrada durante as chuvas. Muitos cidadãos solicitam a poda de árvores com receio de que algo aconteça", registra. "Após a chuva da última terça-feira registramos quatro tombamentos de árvores sem maiores consequências. O mais importante é que a população participe e informe as ocorrências", acrescenta.

O período de chuva também traz benefícios para as áreas verdes da capital. A economia de água é o mais significativo deles. "Sem dúvida a chuva nos permite reduzir ou até mesmo não utilizar carros-pipa para irrigar as praças e as demais áreas", coloca Ney. "Inclusive, aproveitamos esse período para intensificar o plantio de mudas arbóreas", destaca. "Igualmente, nesse período, os jardins ficam mais bonitos com a intensidade e as cores das flores e do verde", registra.

Paisagismo

Além das mudas plantadas em toda a capital, a gerência de Áreas Verdes também tem dado atenção à jardinagem nos canteiros e rótulas. "As intervenções de paisagismo acontecem, simultaneamente, com o plantio de mudas arbóreas. Em diversos locais estamos colocando grama tipo esmeralda, a exemplo da praça Tobias Barreto, 13 de Julho e av. José Freitas de Andrade no bairro Coroa do Meio", informa Ney.

As equipes que trabalham com roçadeiras também estão tendo muito trabalho. O objetivo é  prevenir o acúmulo de resíduos e, consequentemente, de água nos locais onde existem mato. "A chuva, somado ao sol no dia seguinte, funciona como um fortíssimo fertilizante que faz o mato crescer rapidamente. Para se ter uma idéia, se cortarmos hoje o mato, em uma média de 20 dias o mesmo já estará na mesma altura. Por isso que o trabalho é diário e constante", disse o gerente de Áreas Verdes.