As equipes de Áreas Verdes da Prefeitura de Aracaju, que atuam por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estão atuando em diversos pontos da cidade realizando a manutenção de praças, canteiros e demais logradouros públicos. As chuvas que caíram na capital sergipana durante esta semana trouxeram alguns benefícios e também aumentaram o trabalho das equipes. "Se por um lado a chuva ajudou na irrigação das áreas verdes, por outro tivemos um maior número de solicitações de podas e limpeza desses locais", enfatiza Francisco Ney Maia, gerente de Áreas Verdes.
De acordo com Ney, durante o período chuvoso o número de solicitações aumenta em 40%. "Essa é uma média registrada durante as chuvas. Muitos cidadãos solicitam a poda de árvores com receio de que algo aconteça", registra. "Após a chuva da última terça-feira registramos quatro tombamentos de árvores sem maiores consequências. O mais importante é que a população participe e informe as ocorrências", acrescenta.
O período de chuva também traz benefícios para as áreas verdes da capital. A economia de água é o mais significativo deles. "Sem dúvida a chuva nos permite reduzir ou até mesmo não utilizar carros-pipa para irrigar as praças e as demais áreas", coloca Ney. "Inclusive, aproveitamos esse período para intensificar o plantio de mudas arbóreas", destaca. "Igualmente, nesse período, os jardins ficam mais bonitos com a intensidade e as cores das flores e do verde", registra.
Paisagismo
Além das mudas plantadas em toda a capital, a gerência de Áreas Verdes também tem dado atenção à jardinagem nos canteiros e rótulas. "As intervenções de paisagismo acontecem, simultaneamente, com o plantio de mudas arbóreas. Em diversos locais estamos colocando grama tipo esmeralda, a exemplo da praça Tobias Barreto, 13 de Julho e av. José Freitas de Andrade no bairro Coroa do Meio", informa Ney.
As equipes que trabalham com roçadeiras também estão tendo muito trabalho. O objetivo é prevenir o acúmulo de resíduos e, consequentemente, de água nos locais onde existem mato. "A chuva, somado ao sol no dia seguinte, funciona como um fortíssimo fertilizante que faz o mato crescer rapidamente. Para se ter uma idéia, se cortarmos hoje o mato, em uma média de 20 dias o mesmo já estará na mesma altura. Por isso que o trabalho é diário e constante", disse o gerente de Áreas Verdes.