Uma reunião promovida no final da tarde dessa quinta-feira, 26, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio da Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas, permitiu que pais de alunos debatessem questões referentes às obras realizadas na unidade de ensino e no espaço anexo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Neuzice Barreto.
Orçadas em R$ 2,2 milhões, as obras tiveram início no ano passado e, durante a execução dos serviços, a estrutura do prédio passou por grandes transformações. De acordo com o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, as melhorias levadas aos locais são significativas e correspondem ao interesse de oferecer uma educação de qualidade às comunidades escolares.
"Em nome do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, estamos interagindo com os pais de alunos com a intenção de que compreendam o adiamento da inauguração das obras, prevista para esta sexta-feira, 27. Com as chuvas torrenciais foi constatado que alguns reparos ainda precisavam ser feitos pela empresa que está executando as obras, daí uma nova data foi estabelecida para a inauguração: dia 6 de junho", explicou Bittencourt, na presença da diretora de planejamento e da assessora técnica e de engenharia da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Tereza Hortência Azevedo e Ruskaja Sandrin.
Todos os esforços possíveis foram empreendidos para que alunos e professores desfrutem de um ambiente educativo favorável ao processo de ensino e aprendizagem. Diversas portas foram substituídas e as janelas foram trocadas por outras de material alumínio, que são mais resistentes às ações do tempo e do clima. Todos os espaços tiveram o piso trocado e a parte hidráulica e elétrica também passou por manutenção.
Melhorias
A reforma também alcançou a parte de cobertura da quadra poliesportiva, que foi modificada e recebeu nova pintura. Os refletores foram instalados para permitir a prática de exercícios no turno da noite. Também foram recuperados e ampliados a cozinha, o refeitório e os banheiros. Além disso, dois elevadores foram instalados no prédio para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência física.
Para Edirani Prado, 38 anos, mãe dos alunos Mateus Daniel, de 4 anos, e José Rivaldo, que cursará o 9º ano na Emef. José Antônio da Costa Melo, a intenção dos técnicos da Semed de estreitar relações com os pais de alunos e de prestar esclarecimentos aos mesmos é louvável.
"É do interesse de todos que as escolas estejam completamente revitalizadas, mas se há problemas a serem solucionados, o ideal é esperar mais um pouco até que nossos filhos possam usufruir de um espaço totalmente adequado a sua aprendizagem", concluiu, ao ressaltar que se sente segura ao perceber que a Prefeitura de Aracaju está disposta a tomar as devidas providências, caso os reparos não sejam feitos até o próximo dia 6.
Transferência
Até que a comunidade do bairro Japãozinho seja beneficiada com a entrega da obra que está sendo realizada na Emei. José Augusto Arantes Savazine, os 102 meninos e meninas matriculados na unidade escolar serão atendidos na Emei Neuzice Barreto, no bairro Getúlio Vargas. A transferência dos estudantes foi a medida encontrada pela Semed, com consentimento de membros do conselho escolar, para que fosse dada continuidade ao ano letivo.
Até o final do ano, serão concluídas obras nas escolas municipais Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro Olaria; Alencar Cardoso, no José Conrado de Araújo; Elias Montalvão, no Mosqueiro, com construção de nova sede; e José Augusto Arantes Savazine. Até o final de 2012, serão realizadas reformas em 12 escolas, como também serviços permanentes de manutenção física nas unidades de ensino.