'Chega de Acidentes' dissemina mensagem da paz no trânsito

Transporte e Trânsito
27/05/2011 12h25
Início > Noticias > 45936

Pelo respeito e segurança no trânsito a campanha 'Chega de Acidentes', esteve nesta sexta-feira, 27, na avenida Heráclito Rollemberg, no bairro São Conrado. Com bandeiras, fazendo adesivagem de veículos e dialogando com pedestres e condutores, a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mais uma vez levou aos moradores da capital a mensagem da importância do respeito às leis de trânsito.

Em sua 8ª edição em Aracaju, a campanha nacional 'Chega de Acidentes' conquista aprovação da população, que passa a ver na educação para o trânsito uma aliada para prevenção de acidentes. "Campanhas educativas são sempre importantes, pois dialogam com o cidadão, com a realidade do seu dia a dia. Falar de trânsito, do respeito às suas leis, esclarece as pessoas e as fazem ter mais consciência", destacou o estudante de Direito, Alex Batista.

Para o professor aposentado, Washington Melo, a ação naquela localidade foi providencial. "Diariamente passo por esta avenida e é impressionante o número de infrações que vejo: motorista avançando no sinal vermelho ou parando sobre a faixa de pedestre, motociclista cortando caminho pela calçada, são muitas atitudes que colocam em risco a vida das pessoas. É muito bom uma campanha aqui, pois realmente os condutores estão precisando ter mais educação e respeito ao trânsito", disse.

Faixa de pedestres

Com chapéus em formato de cone de sinalização, a equipe de educação para o trânsito da SMTT formou um grande cordão humano na via, simbolizando a faixa de pedestres. Com o auxilio de um agente de trânsito ajudaram as pessoas a atravessar a avenida e orientaram para que eles sempre usem a faixa para atravessar qualquer via. Para a coordenadora da educação para o trânsito da SMTT, Márcia Valéria, as ações devem sempre buscar sensibilizar os condutores.

"Quando nós estamos na rua levando campanhas educativas, temos que ter em mente duas palavras chaves: humanização e consciência. O condutor de veículos tem que ter a consciência de que o trânsito é formado por pessoas e elas são prioridade. A ação com o pessoal usando o chapéu em formato de cone vem justamente para chamar atenção dos motoristas para que estes tenham mais sensibilidade e mais respeito com o pedestre", declarou a coordenadora.