Usuários da USF Madre Tereza serão atendidos em outra unidade

Saúde
27/05/2011 15h06
Início > Noticias > 45937

Por conta dos estragos causados pelo forte temporal de terça-feira, 24, a Unidade de Saúde da Família (USF) Madre Tereza de Calcutá, do bairro Jabotiana, ficará com seu atendimento suspenso temporariamente. A unidade fica localizada em uma zona de declive e é rodeada por mangues e riachos. A invasão das águas da chuva danificou alguns eletrodomésticos, computadores e alguns medicamentos disponíveis no pavimento inferior, como vacinas e insulinas. O setor de documentos e a farmácia da unidade não ficaram danificados.

Segundo a coordenadora da Unidade, Maria Auxiliadora dos Santos, a previsão é de que o atendimento seja restabelecido ainda na próxima semana. "Uma equipe de limpeza já está trabalhando para regularizar o funcionamento da unidade. A previsão é que ainda no início da próxima semana o atendimento seja normalizado", diz.

Por enquanto, as equipes de saúde da família da Madre Tereza atendem, em caráter emergencial, na USF Manuel de Souza Pereira, do bairro Sol Nascente. "Foram disponibilizados consultórios para que médicos e enfermeiros realizem o atendimento de pacientes emergenciais. Esta situação é provisória, já que o trabalho de recuperação da unidade está intensificado. Mas até quando for necessário, o atendimento será realizado dessa forma", explica a gerente da Unidade de Saúde Manuel Souza, Carine Garrido.

Quem mora próximo ao posto já está sendo avisado sobre a mudança do atendimento. "Sempre que chega um morador, nós indicamos a transferência temporária dos serviços da unidade. Como as duas unidades não ficam distantes, é fácil o deslocamento dos  moradores desta área para o local provisório", diz Maria Auxiliadora.

Atenção

A orientação para o remanejamento da equipe de profissionais do Jabotiana foi dada pelo coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Geison Ricardo. O coordenador segue as recomendações do próprio secretário municipal de saúde, Silvio Santos. Segundo Maria Auxiliadora, desde que ficou sabendo da situação, a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestou rápido auxílio à equipe de funcionários da unidade.

"O coordenador Geison esteve pessoalmente aqui e foi atencioso com todos os profissionais do Madre Tereza. A agilidade em atender as necessidades do posto irá ajudar na sua rápida recuperação. A unidade funciona em uma região carente e a população precisa bastante que o serviço seja rapidamente normalizado", explica a gerente do Madre Tereza.