A busca pela qualidade da educação infantil oferecida na rede municipal de ensino motivou coordenadores gerais e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) durante uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 27, na sala de reuniões da secretaria. O foco principal do encontro foi apresentar aos educadores o projeto ‘Ação: educação e saúde nas creches da rede municipal de ensino', desenvolvido pela coordenadoria de educação infantil da Semed, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com integração de métodos fundamentais entre os órgãos.
Através do Programa ‘Saúde na Escola', o projeto visa melhorar gradativamente o atendimento a crianças de 0 a 3 anos. As atividades serão desenvolvidas com base em um cronograma, no qual as creches serão agrupadas por proximidade. Nessas ocasiões, os coordenadores, suportes pedagógicos e educadores assistentes de creche participarão de atividades educativas, através da prática de leituras, apresentações de vídeos a debates. Os profissionais da saúde ministrarão palestras e executarão dinâmicas de grupo.
Atentos à apresentação das atividades, os coordenadores demonstraram empolgação ao dar sugestões sobre o trabalho. A técnica da coordenadoria de educação infantil da Semed, Rosa Cristina Ettinger, explica que, com a finalização do projeto, será possível elaborar um cronograma com dados sobre o funcionamento das creches. "Serão analisadas as dificuldades humanas, materiais e questões de instalações. Em seguida, serão destacadas propostas para melhorar o funcionamento das unidades escolares", ressaltou Rosa Cristina.
Educação Infantil
De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede municipal de ensino de Aracaju atende 29.222 alunos, sendo 6.250 matriculados na educação infantil. Entre uma série de capacitações oferecidas para coordenadores escolares, suportes pedagógicos e educadores assistentes de creche, eles também são beneficiados com o programa de formação continuada da Semed, denominado ‘Horas de Estudo', cujos encontros são realizados no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.