Aracaju vive momento de avanços na Saúde

Saúde
27/05/2011 16h28

Durante o anúncio do concurso público para contratação de médicos, na manhã desta sexta-feira, dia 27, o prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de ressaltar os avanços que vem sendo registrados na área da Saúde em Aracaju. Ele também destacou os esforços do secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

"Nós sabemos que existem problemas estruturais na Saúde em Aracaju e em todo o país, mas sabemos também que esse trabalho de enfrentamento dos problemas vem sendo realizado com seriedade pela Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, devemos parabenizar toda a equipe, em nome do secretário Silvio Santos, pelo trabalho realizado. É um grande prazer ter Silvio Santos como parceiro na administração de Aracaju", ressaltou Edvaldo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, até que o concurso seja concluído e os aprovados sejam convocados, novas medidas serão adotadas para manter o atendimento ao público. "Nós não estamos medindo esforços para manter o serviço em pleno funcionamento. A preocupação maior tem sido no sentido de recuperar as escalas médicas e, para isso, vamos continuar fazendo contratações emergenciais até que esses novos profissionais sejam convocados", antecipou Silvio Santos.

Ainda de acordo com ele, os esforços têm tido resultados positivos. "Conseguimos fechar a escala do Nestor Piva, que está regularizada há 60 dias, assim como o atendimento pediátrico na zona norte, através de contrato com o Santa Isabel. Agora estamos concentrados no Fernando Franco e não vamos sossegar até conseguirmos colocar um ponto final nesse problema das escalas médicas. O que não pode é a comunidade ficar desassistida", concluiu Silvio Santos.

Concurso

O concurso público anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira tem como objetivo o preenchimento de 109 vagas para médicos, sendo 75 para emergencistas, 24 para especialistas e 10 para médico da família. Das vagas de emergencistas, 38 são para Emergencista Adulto, sete para Emergencista Adulto na área de Urgência Mental, 20 Emergencista Infantil e sete para Emergencista Cirurgião Geral.

Silvio Santos acredita que o concurso deve suprir a deficiência de profissionais na rede de atendimento. "O nosso quantitativo hoje está abaixo da nossa necessidade. Com esse concurso, pretende-se trazer profissionais novos para as três frentes em que operamos: profissionais de saúde da família, especialistas do Cemar, e rede de urgências e emergência. Nós esperamos fechar as escalas e oferecer um serviço à comunidade", afirmou o secretário.

Aracaju hoje conta com 555 médicos na rede municipal de Saúde, sendo que o número total de vagas é 664. Com o concurso, todo o quadro estará preenchido. Além de emergencistas, também há vagas para especialidades como Cirurgião Vascular, Endocrinologista, Infectologista, Neuropediatra, Oftalmologista, Pediatra, Pneumologista, Proctologista, Urologista, Psiquiatra Infantil, Psiquiatra ou Médico com formação em Saúde Mental, Ortopedista Adulto, Ortopedista Pediátrico, além de Médico do Trabalho.

Inscrições

O período de inscrição vai de 1º a 19 de junho e a prova será realizada no dia 3 de julho. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 29 de julho e a contratação terá início no mês de agosto de 2011. O edital com todas as informações relativas ao concurso está disponível no site da Prefeitura de Aracaju.

A abertura de um novo concurso para contratação de médicos faz parte de um amplo processo de melhoria e estruturação da rede municipal da Saúde. Quanto a outras áreas da Saúde, essas ainda estão contempladas com o concurso de 2008, que foi prorrogado até março de 2012. A necessidade de abertura de um novo concurso para médicos deve-se ao fato de que todos os aprovados no concurso de 2008 já foram chamados.