Em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio, cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim participaram, na última sexta-feira, do seminário ‘Conhecendo a Mata Atlântica de Sergipe'. O encontro aconteceu no auditório da Codise e foi aberto com a apresentação da banda marcial D. Pedro I, com músicos do Povoado Aguada, no município de Carmópolis, local onde ainda existe Mata Atlântica.
O seminário foi destinado a alunos das redes pública e particular de ensino de Aracaju e teve como objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo estudo da fauna e da flora que caracterizam a Mata Atlântica em Sergipe. A valorização do bioma, que é um dos mais ameaçados, foi incentivada no momento em que os jovens tiveram a oportunidade de plantar o Pau Brasil e a mangaba, espécies nativas da Mata.
Acompanhados pela coordenadora da Emef, Elizabeth Sampaio, e pelo professor de ciências, Fábio Cleber, os meninos e meninas demonstraram interesse pelo tema, que segundo a educadora está inserido no cronograma de atividades da escola. "A nossa unidade escolar tem um real compromisso com a conscientização ambiental, a prova disso é o desenvolvimento do projeto ‘Meio Ambiente: Prioridade da Educação', que tem envolvido toda a comunidade escolar", ressaltou Elizabeth.
Para o aluno do 9º ano, André Vinícius dos Santos, a sua participação no evento foi um presente. "Estou feliz por ter conhecido mais sobre a Mata Atlântica e de saber como eu posso preservar melhor seus recursos. Manter esse patrimônio é dever de todos, principalmente dos jovens, por serem conhecidos como o futuro do país", disse o estudante.
Palestras
Com a participação no seminário ‘Conhecendo a Mata Atlântica de Sergipe', os jovens estudantes assistiram diversas palestras ministradas por especialistas da área. O tema ‘A flora da Mata Atlântica' foi abordado pela doutora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Ana Farinaccio. Já o mestre Juan Ruizesparza, da Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFS), tratou das espécies de aves.
Na ocasião, o mestre Patrício da Rocha, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizou uma exposição sobre os mamíferos, dando ênfase aos répteis e anfíbios da Mata Atlântica. Os alunos ainda assistiram a um vídeo produzido especialmente para o evento, onde foram exibidas todas as unidades de conservação ambiental de Sergipe.
Projeto
Através de visitas a pontos turísticos ambientais de todo o Estado, o projeto ‘Meio Ambiente: Prioridade da Educação' vem sendo desenvolvido com sucesso na escola Manoel Bonfim. A coordenadora Elizabeth Sampaio explica que o projeto é executado no próprio bairro, com a realização de coleta seletiva. Mesmo já tendo iniciado as atividades, o projeto será lançado oficialmente no dia 6 de junho, em comemoração ao Dia Nacional do Meio Ambiente.