Em um momento de muito saudosismo e recordações, foi realizada nessa segunda-feira, 30, a comemoração do centenário de nascimento do professor Fernando Figueireido Porto, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Durante a solenidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez a entrega póstuma da Comenda da Ordem do Mérito Serigy, maior condecoração municipal, concedida a personalidades de destaque que atuaram para o desenvolvimento da capital sergipana.
O prefeito ressaltou a importância de Fernando Porto para Sergipe, enfatizando sua atuação como professor universitário e como intelectual, que deixou imortalizada uma vasta obra sobre a cidade de Aracaju. "Esse é um momento muito importante para a cidade de Aracaju. Nós estamos reverenciando a memória, a inteligência e o trabalho deste grande homem que orgulha todos os aracajuanos. Homenagear Fernando Porto é um dever, pois ele foi um exemplo de luta e de defesa dos ideais de desenvolvimento para o estado", comentou Edvaldo Nogueira.
Para Rodrigo de Melo Porto, filho do homenageado, foi um momento ímpar poder representar a família e relembrar dos momentos que viveu com o pai. "Agradeço a todos que prestaram homenagens a ele hoje, em especial à Prefeitura de Aracaju por condecorá-lo com tão especial reconhecimento. Foi ao chegar a esta cidade que meu pai teve uma grande mudança de vida, onde começou a dar seus primeiros passos em direção ao crescimento intelectual", descreveu.
Durante a solenidade, o professor doutor José Alexandre Felizola Diniz, proferiu a palestra 'Fernando Porto - Vida e Obra', na qual relembrou a trajetória do menino que veio da cidade de Nossa das Dores e desembarcou na capital do estado, onde se impressionou com o principal símbolo da modernidade: a luz elétrica. Anos depois, o menino cresceu, tornou-se engenheiro civil, vindo anos mais tarde a ser um dos principais professores da Universidade Federal de Sergipe, sagrando-se como um dos grandes intelectuais do estado. A homenagem foi encerrada com o relançamento do livro 'Alguns nomes antigos do Aracaju', de autoria de Fernando Porto.
Presenças
Participaram da homenagem membros do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, dentres eles o presidente Samuel Medeiros Albuquerque; imortais da Academia Sergipana de Letras, com destaque para o presidente José Anderson do Nascimento; a desembargadora aparecida Gama, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe; o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto; o secretário adjunto de Cultura, Marcelo Rangel, representando o Governo do Estado; a vereadora Miriam Ribeiro, representando a Câmara Municipal de Aracaju; o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt; além de amigos e familiares do homenageado.