Exposição 'Mulheres Negras' está em cartaz no Mirante

Cultura
31/05/2011 11h53

Como combinar a bela paisagem do Rio Sergipe com uma homenagem artística às mulheres afro-descendentes? A resposta está na exposição 'Mulheres Negras', que está em cartaz no Mirante 13 de Julho. Idealizada pelo artista plástico Chico Sol, a exposição é organizada pela Associação de Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA) e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).

Segundo Chico Sol, a idéia da exposição é prestar uma homenagem tanto à mulher, quanto aos afro-descendentes, lembrando que no mês de maio se comemora o dia das mães e a abolição da escravatura no Brasil. "Podemos perceber que a luta da mulher e do negro continua até hoje. Luta essa pela dignidade, pelos seus direitos e mais ainda por sua identidade enquanto ser humano", afirma.

As obras estão distribuídas por todo o Mirante. São pinturas, e esculturas em vários estilos e técnicas, que dividem o espaço com objetos antigos como máquinas de costura, panelas de barro e outros utensílios. Tudo para fazer lembrar a trajetória percorrida pelas mulheres negras até os dias atuais.

Embora a AAPLASA seja formada por artistas sergipanos, Chico Sol conta que obras de artistas de outros estados também foram bem-vindas. "Fizemos convites a outros artistas que trabalham com essa temática e, por isso, há na exposição pinturas vindas da Bahia, Minhas Gerais e outros estados. Realizamos uma seleção, pois as obras tinham que se adequar ao tema proposto", explica.

Visitação

A exposição teve inicio esta semana e a guia de turismo do Mirante, Mari Lemos, afirma que turistas da Bahia, Ceará, Rondônia e São Paulo, já puderam visitaram os quadros e esculturas no local. A exposição "Mulheres Negras" continua no Mirante da 13 de Julho até o dia 8 de Junho. O horário de visitas é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13h. Mais informações pelo telefone 3179-2192.