SMS realiza campanha para aplicação da vitamina 'A'

Saúde
31/05/2011 16h34

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá realizar, durante todo o mês de junho, uma campanha para a aplicação de doses da vitamina ‘A' em crianças e mães de recém nascidos. O objetivo é divulgar a importância do suplemento, alcançar a meta de aplicação das doses no público alvo e prevenir a mortalidade infantil. Este ano, a Rede de Atenção Primária tem como meta aplicar a dose de vitamina ‘A', em 6.505 crianças de 06 a 11 meses; 55.566 crianças de 1 a menos de 5 anos (1ª e 2ª doses) e em 5.956 puérperas (mães de recém-nascidos).

A coordenadora do Núcleo de Nutrição da Secretaria, Rúbia Natali Pinho Carvalho, afirma que a campanha preventiva e educativa é de fundamental importância para a saúde da população. "A vitamina ‘A' é essencial para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Ela atua na defesa imunológica do organismo, prevenindo infecções. Ajuda também na composição do revestimento das mucosas do nariz, garganta, boca, olhos e estômago", ressalta Rúbia.

Toda as mamães, ainda na maternidade, têm o direito de receber uma dosagem da vitamina ‘A', garantindo assim a reposição dos níveis adequados da vitamina no leite materno, que será transmitido ao bebê através do aleitamento, até que a criança complete 6 meses de idade e receba a sua dose. A vitamina já está disponível em todas as maternidades de Aracaju.

A enfermeira do Programa Saúde da Criança, Magda Solange Doria Vieira, destacou a ação da Rede Amamenta Brasil em Aracaju, no combate à carência desta vitamina. "A Rede tem papel muito importante para o município, por ter como finalidade o estímulo do aleitamento materno como único alimento até os 6 meses, onde a vitamina ‘A' é transmitida para a criança. A Rede Amamenta Brasil também estimula o aleitamento materno como complemento na alimentação dos 6 meses até os 2 anos", afirma a enfermeira.

Ciclo saudável

"Essa campanha é muito importante porque cuida do usuário em várias etapas da vida: quando ainda é um bebê, na fase criança e também na adulta, no caso das mães. Isso sem falar no caráter preventivo da campanha. Esses bebês com dose adequada de vitamina ‘A' adoecerão menos, serão crianças mais saudáveis e assim sucessivamente. É um ciclo saudável", afirma o secretário da Saúde de Aracaju, Silvio Santos.