Eleição para conselhos escolares acontece no próximo dia 15

Educação
31/05/2011 16h01

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará no próximo dia 15 de junho, em todas as unidades de ensino da rede municipal, o processo eleitoral que indicará os representantes dos segmentos da comunidade escolar que integrarão os conselhos escolares, órgãos colegiados que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.

Participarão do pleito eleitoral educadores, servidores públicos, pais e alunos maiores de 14 anos. Os eleitores poderão se dirigir à escola municipal mais próxima da sua residência entre às 8h e 17h, se a mesma estiver em funcionamento nos turnos manhã e tarde, e das 8h às 21h, se a unidade de ensino estiver em funcionamento nos turnos manhã, tarde e noite.

De acordo com a diretora de gestão escolar da Semed, Maria Virgínia Vital, os novos conselheiros escolares das unidades de ensino da rede municipal deverão atuar no biênio 2011-2013. "O processo eleitoral foi iniciado no dia 15 de maio, com a publicação do edital de convocação em um jornal local de circulação diária. A partir dessa data, uma série de atividades foram dinamizadas a fim de viabilizar a formação de comissão eleitoral na escola, bem como a elaboração e aprovação do regimento eleitoral pelos representantes de tal comissão", explicou a diretora.

Inscrições

A inscrição dos candidatos junto à comissão eleitoral da escola acontece a partir desta quarta-feira, 1º de junho, e segue até a próxima sexta-feira, 3, na própria unidade de ensino. Nos dias 6 e 7 de junho, as inscrições serão homologadas para que, entre os dias 8 e 13 de junho, seja realizada a campanha dos referidos candidatos, cujos critérios deverão ser obedecidos com base no regimento eleitoral. A eleição realizada nas escolas é efetivada através de votação direta e secreta, sendo que a divulgação dos resultados se dará no mesmo dia da eleição, 15 de junho, junto à comunidade escolar.