Dia Mundial do Combate ao Fumo é lembrado em Aracaju

Saúde
31/05/2011 17h20

Em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Fumo (31 de maio), a Prefeitura de Aracaju promoveu na tarde desta terça-feira atividades especiais para conscientizar a população sobre os malefícios do fumo. A ação educativa aconteceu no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) localizado no Conjunto Augusto Franco.

Sob a coordenação da assistente social Analice Soares e da enfermeira Miriam Leite, os pacientes do Cemar foram instruídos sobre os prejuízos causados pelo cigarro à saúde. Eles também foram informados sobre como os fumantes passivos são prejudicados.

O alerta foi dado durante uma palestra. "O fumante passivo, ou seja, aquele que inspira a fumaça do cigarro, é um dos mais prejudicados. O fumo passivo é o maior causador de doenças respiratórias em crianças. Por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde, morrem 50 mil pessoas devido ao fumo passivo", afirmou a enfermeira Miriam.

Integração

A assistente social Analice Soares, enfatizou que atividades como a de hoje ajudam no desenvolvimento social dos usuários do Cemar. "Além de estimular a integração entre eles, elas também disseminam hábitos saudáveis. Esses pacientes acabam sendo multiplicadores do conhecimento", disse.

A gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Aragão, relatou que ao longo do ano estão programadas várias atividades sociais na unidade. "O objetivo é integrar a comunidade e os pacientes do Cemar Augusto Franco nas diversas atividades sociais durante todo o ano", afirmou Mariana.

Aprovação

A comunidade aprovou a iniciativa. "Foi muito legal essa atividade. A gente vem se tratar aqui e antes do atendimento médico a gente canta, se diverte e se informa sobre os perigos do cigarro", elogiou a paciente de acupuntura, Maria de Almeida, 76 anos.


Leia também...
Prefeitura irá entregar o prêmio ‘Respire Qualidade de Vida'