Repasse pra média e alta complexidade será revisto

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2011 20h01

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se comprometeu nesta terça, 31, com o prefeito Edvaldo Nogueira a proceder a um reestudo para a atualização dos valores pagos em Aracaju pela atenção de média e alta complexidade na prestação de serviços do SUS. Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, o prefeito foi a Brasília para a audiência, de onde saiu satisfeito.

Na reunião, o ministro também acolheu outras duas reivindicações de Aracaju: a mudança de nomenclatura dos Hospitais Nestor Piva (zona norte) e Fernando Franco (zona sul) para Unidades de Pronto Atendimento, e a inclusão no PAC-2 de obras de reformas de 12 unidades básicas de saúde.

"O ministro compreendeu não só o crescimento de Aracaju, mas também que a capital sergipana dá conta de boa parte do atendimento dos pacientes vindos do interior e até de municípios da Bahia e de Alagoas", disse Edvaldo Nogueira, lembrando que o reestudo do Ministério da Saúde deverá ficar pronto até agosto.

Hierarquicamente, a atenção à saúde é dividida em três níveis: básica, média e alta. As atenções de média e alta complexidade variam desde o atendimento até as cirurgias mais complexas, passando por exames e internamentos.

"Pesou a nosso favor o fato de Aracaju hoje investir quase 20% do orçamento em saúde, quando o obrigatório por lei são 15%, e também a competência como temos agido, por exemplo, no combate à dengue. O ministro ficou muito satisfeito com os números que nós apresentamos", destacou o prefeito.

UPAs

Quanto à transformação legal dos hospitais em UPAs, Edvaldo Nogueira informou que o ministro se comprometeu a regulamentar a mudança até o próximo mês de julho, mantendo os atuais hospitais como unidades de urgência e emergência.

"Foi uma reunião produtiva. Senti do ministro sensibilidade para resolver as demandas de Aracaju levadas até ele, que demonstrou satisfação com os resultados que apresentamos, fruto de um trabalho coerente e justo que temos realizado", afirmou Edvaldo.