PMA reforma e amplia escola no bairro José Conrado de Araújo

Infraestrutura
01/06/2011 11h44

Para proporcionar mais conforto aos estudantes e garantir um ensino de qualidade, a administração municipal vem investindo na expansão da rede de ensino. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está reformando e ampliando diversas unidades de ensino da capital. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo, zona norte da capital, é um exemplo desses investimentos.

Orçados em R$ 756 mil em recursos próprios, os serviços foram iniciados em janeiro deste ano e consistem na reforma e ampliação do prédio. Todos os compartimentos, a exemplo das salas de aula, secretaria, cozinha e banheiros, estão passando por uma grande transformação. O telhado e a cerâmica das paredes de todos os ambientes do prédio também estão sendo trocados.

Além disso, as redes hidráulica e elétrica estão sendo recuperadas. O projeto prevê ainda a estruturação de um jardim destinado ao plantio de mudas, onde os estudantes poderão aprender a utilizar de forma sustentável os recursos naturais. A ampliação da unidade ainda inclui a construção de uma sala de informática, de uma biblioteca e das casas de lixo e gás. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de agosto.

Andamento

Uma equipe composta por 12 profissionais trabalha diariamente na execução dos serviços e a obra segue o cronograma estabelecido. Esta semana, a equipe trabalha na implantação do piso da quadra poliesportiva, do novo revestimento nas salas de aula e no assentamento das portas. A próxima etapa será a colocação da cobertura da quadra. Uma estrutura metálica vai garantir mais comodidade e conforto para a prática de atividades esportivas.  No total, cerca de 35% dos serviços já foram finalizados.

Melhorias

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras de reforma e ampliação da Emef Alencar Cardoso vão além de melhorias estruturais.  "Além de melhorar as condições de ensino, as obras incluem iniciativas para promoção da prática esportiva. Com a nova quadra, os estudantes do José Conrado de Araújo terão uma oferta maior de atividades de esporte e lazer", destaca o engenheiro.