Diagnóstico vai identificar necessidades das 43 USFs de Aracaju

Saúde
01/06/2011 14h23

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebe hoje e amanhã, durante todo o dia, a visita de quatro equipes de técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Essas equipes estão realizando uma inspeção nas Unidades de Saúde da Família em todos os municípios sergipanos, com o objetivo de diagnosticar as necessidades estruturais e de recursos humanos na Rede de Atenção Primária de todo o estado.

Segundo Josiêmi Moura, gestora da Diretoria da Atenção Básica da SES, o diagnóstico será focado no processo de trabalho das unidades de Saúde. "A ação é dividia em três partes: primeiramente são realizadas entrevistas com profissionais das unidades; depois a entrevista é realizada com um técnico do local; e, por último, é entrevistado um gestor do município", explicou Josiêmi.

Ainda de acordo com ela, a meta em Aracaju é visitar todas as 43 unidades de Saúde até esta quinta-feira, 2. "Estamos sendo recebidos da melhor maneira possível, o que facilita o nosso trabalho e fortalece a aproximação entre estado e município", ressaltou Josiêmi Moura.

"Um dos principais objetivos desse diagnóstico é padronizar a estrutura física das unidades e também unificar o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família de todo o Estado no que diz respeito ao cumprimento da carga horária e ao alcance das metas", afirma o secretário municipal de Saúde Silvio Santos.

Parceria

Os trabalhos realizados pelas Secretarias da Saúde de Aracaju e de Sergipe estão caminhando de forma integrada, conforme orientação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e do governador Marcelo Déda.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Ricardo, o diagnóstico que está sendo realizado confirma essa parceria. "Nós estamos de portas abertas para o estado, que é nosso parceiro. Essa visita às unidades vão refletir em melhorias nos serviços prestados na área da saúde pública", afirma Geison Ricardo.