Durante uma visita realizada na tarde da última quarta-feira, 1º, de junho, ao 28º Batalhão de Caçadores de Aracaju (28 BC), localizado no bairro 18 do Forte, o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, recebeu o convite direcionado aos estudantes de unidades de ensino da capital para a participação no projeto ‘Forças no Esporte', que faz parte do Programa Segundo Tempo, executado pelo Governo Federal.
De acordo com o comandante do 28 BC, o coronel Jefferson Hernandes, que realizou o convite, o projeto visa reforçar a proteção, a inclusão e a participação social ativa das crianças e dos adolescentes, bem como viabilizar o acesso à educação, a cidadania e ao civismo.
"Os estudantes da rede municipal de ensino serão recebidos no 28 BC com um delicioso café da manhã. Em seguida, realizarão atividades esportivas, tomarão banho neste local e, para finalizar, serão presenteados com um almoço especial para que sejam conduzidos até às escolas", descreveu o coronel, ressaltando que o ‘Forças no Esporte' está fundamentado nos conceitos da escola e tempo integral.
Para Antônio Bittencourt Júnior, os benefícios a serem adquiridos pelos que integram a rede municipal de ensino de Aracaju são inúmeros. "As escolas mantidas pela Prefeitura de Aracaju serão as primeiras e as únicas a serem beneficiadas com o projeto, que não desenvolverá atividades isoladas junto aos alunos. Trata-se de uma ação que tornará perceptível aos mesmos a ideia de que o civismo e a cidadania devem ser exercitados", explicou o secretário municipal da Educação ao elogiar a iniciativa da instituição.
Projeto
Desde a criação do projeto Forças no Esporte, em 2003, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica ajudam a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens de baixa renda do Brasil. A iniciativa promove a inclusão social por meio da prática de esportes e é o resultado de uma parceria entre os Ministérios da Defesa e do Esporte.