Nesta tarde de quarta-feira, 1º, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, foi palco do segundo dia de realização das 'Pré-Conferências da Assistência Social', que têm o objetivo de eleger os 178 delegados que vão representar usuários da política da assistência na ‘VIII Conferência Municipal de Assistência Social'. Com o tema ‘Consolidar o Suas e Valorizar seus Trabalhadores', a conferência tem o propósito de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento.
As Pré-Conferências unem presidentes dos conselhos, educadores sociais, técnicos da assistência social, beneficiários dos serviços de assistência social e comunidade para debater os subtemas: ‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas'; ‘Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais'; ‘Fortalecimento da participação e do controle social'; e ‘A centralidade Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil'.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Ferreira, os distritos com maior grau de vulnerabilidade terão, consequentemente, maior número de delegados. "Nós pegamos o quantitativo de famílias do Cadastro Único, beneficiárias do Programa Bolsa Família, para definir a quantidade de delegados de cada distrito. Os mais vulneráveis e que possuem o número maior de cadastrados no Programa tiveram mais delegados", explicou.
"A pré-conferência é um evento preparatório para a nossa Conferência que está prevista para 250 participantes dentre delegados e convidados. São 200 delegados e 50 convidados. Os 22 conselheiros já são delegados natos, por isso, eles não precisam ser submetidos às pré-conferências", completou.
Apoio
Os eventos contam com o apoio de órgãos governamentais, a exemplo das secretarias Municipais de Assistência Social, Comunicação, Educação, Administração, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Procuradoria do Estado de Sergipe, como também de instituições não-governamentais, que desenvolvem trabalhos na área da assistência social.
Cronograma das Pré-Conferências
31 de maio - Instituto Lourival Fontes
Av. São João Batista, s/n, bairro Ponto Novo
01 de junho - CRAS - Gonçalo Rollemberg Leite
Rua Alagoas, 2051, bairro José Conrado de Araújo
02 de junho - Centro de Integração Raio de Sol
Rua S/D, Casa s/n, Loteamento Santa Maria, bairro Santa Maria
03 de junho - CRAS - Risoleta Neves
Rua Nossa Sra. da Glória, 845, bairro Alto da Jaqueira
06 de junho - CRAS - João de Oliveira Sobral
Rua Senhor do Bonfim, s/n bairro Santos Dumont
Fonte: http://www.institutorecriando.org.br/