Alunos da rede municipal assistem espetáculo sobre bullying

Educação
02/06/2011 11h31
Início > Noticias > 46012

Partindo do princípio de que o espaço educativo vai além da sala de aula, cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino estão assistiram, na manhã desta quinta-feira, 2, no Teatro Tobias Barreto, ao espetáculo teatral ‘Bullying: A violência na escola', do Grupo Raízes. A ação, viabilizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem como objetivo utilizar a arte para conscientizar os meninos e meninas sobre os prejuízos causados pela prática.

O espetáculo, também encenado na quarta-feira, 1º de junho, nos turnos manhã e tarde, é composto por sete histórias verídicas que tratam de aspectos, como obesidade e homossexualidade. Entre as 13 unidades de ensino participantes, estão as escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Presidente Vargas, Olga Benário e Santa Rita de Cássia, o que representa o acesso de aproximadamente 2 mil estudantes ao teatro.

Interagindo com alunos e professores, o secretário municipal da educação, Antônio Bittencourt Júnior, fez questão de prestigiar o espetáculo. "A conscientização é fundamental, principalmente quando feita através do teatro, recurso que estimula a criatividade dos estudantes e evidencia com maior ênfase problemáticas como a do bullying", enfatizou Bittencourt.

A mistura de humor, música e ação encantou os alunos, que não desviaram o olhar do palco. A estudante do 7º ano da Emef. Juscelino Kubitschek, Ana Mayara Oliveira, se emocionou com a mensagem transmitida pelos atores. "Todos somos iguais apesar das diferenças, por isso devemos respeitar o próximo. Eu digo não ao bullying e farei o que for preciso para combater este mal na minha escola", confessa Mayara.

A suporte pedagógico da escola JK, Graça Pimentel, explica que o tema é assunto em destaque no calendário escolar da unidade ensino. A prova disso é o sucesso do projeto ‘Transformando pela fé', desenvolvido por meio da parceria entre o Ministério Público Estadual, a Semed e outros órgãos. "Através de debates, palestras e outras atividades educativas, a violência na escola vem se tornando um assunto relevante em virtude dos danos ocasionados pelo bullying. Ações como esta tornam o ambiente escolar um local de aprendizagem e muita união", disse Graça.

Raízes

Criado em 1973 por um grupo de universitários sergipanos, o grupo liderado por Jorge Lins já desenvolveu mais de 100 montagens, a maioria para o público infantil. Atualmente, a equipe trabalha com Teatro-Empresa, Arte-Educação e Teatro Livre. Além disso, mantém o projeto "Oficinas do Ator", que através das descobertas de novos talentos, aprimora todo o elenco. Já representou a Região Nordeste no Festival de Teatro Infantil do Distrito Federal e também ganhou o Prêmio de Moção de Aplauso e Reconhecimento do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe.

Bullying

Trata-se de um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, "tiranete" ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir alguém incapaz de se defender.