A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou na manhã da última quarta-feira, 01, a primeira etapa da relocação de famílias da área de encosta do bairro Cidade Nova, zona norte da capital. A operação foi iniciada com a demolição de um imóvel, já desocupado, na rua Laudelino Freire.
Com o objetivo garantir a segurança dos moradores que residem nas proximidades da encosta, equipes da Emurb vão demolir seis imóveis desocupados nas ruas Laudelino Freire e Cícero Soares Santos. Na manhã desta quinta-feira, 02, equipes da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt) estiveram no local para acompanhar a execução da operação e tranquilizar a comunidade.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura, a demolição das casas vai eliminar os riscos de desmoronamentos na região. "As casas representavam riscos a população, uma vez que elas foram construídas próximas à área de encosta, onde a erosão do solo é bastante intensa, o que pode provocar desmoronamentos. Com a derrubada, minimizamos esse problema. A população pode ficar tranquila que, mesmo chovendo, não vai haver grandes transtornos", garante o coordenador.
Serviço
Uma equipe composta por seis profissionais realiza a operação de demolição dos imóveis. Por se tratar de uma região de encosta, de difícil acesso, o serviço está sendo realizado manualmente, sem o auxílio de máquinas.
"A operação está sendo executada com cautela pela nossa equipe para que não haja comprometimento da estrutura dos demais imóveis da via. Por essa razão, que o serviço está sendo realizado manualmente", informa o diretor de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento.
Indenizações
Antes de iniciar as operações, a Prefeitura de Aracaju concluiu o processo de indenização das famílias que ocupavam a área. Somente após a desocupação dos imóveis, é que a Emurb iniciou os serviços de demolição. No total foram investidos no pagamento das indenizações cerca de 210 mil, recursos que os antigos moradores vão aplicar na aquisição de novas moradias.
Leia mais...