Desde o início da semana, a ponte da Coroa do Meio está sem iluminação. O furto de cabos de energia elétrica da estrutura foi o motivo da interrupção do fornecimento. Para reverter esse quadro e dificultar a ação de criminosos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou na manhã desta quinta-feira, 2, serviços de modificação da estrutura que abriga a fiação elétrica da ponte.
Além de restabelecer a iluminação no local, a medida visa também dificultar a ação de criminosos, evitando, dessa forma, que outros furtos sejam praticados. Para isso, uma estrutura de quase 80 metros de fio vai passar por cima da ponte, embutida no calçamento do local. Antes a fiação era afixada embaixo da estrutura.
Uma equipe da Emurb composta por cinco profissionais está realizando os trabalhos de perfuração da calçada para implantação dos tubos embutidos. A previsão é de que os serviços sejam concluídos já na próxima terça-feira, 07, quando a Empresa Energética de Sergipe (Energisa) fará a implantação dos novos cabos.
De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento, o furto de cabos elétricos é uma prática criminosa que gera prejuízos para o município. "Diante do quadro, decidimos transferir a fiação da parte inferior da estrutura para a parte superior. A medida vai dificultar o furto nas cabeceiras da ponte. Infelizmente essa é uma prática criminosa que somente traz prejuízo para a população. A previsão é de que em breve o fornecimento de energia seja restabelecido", destaca o engenheiro.
Furto
Na última maré alta, quando a lâmina de água ficou próxima da parte inferior da ponte, criminosos se dirigiram ao local de barco e furtaram os cabos, que possui valor elevado no mercado de produtos elétricos. A ação gerou um prejuízo de R$ 25 mil aos cofres públicos do município.