Nestor Piva atende mais de 80 mil no 1º trimestre

Saúde
02/06/2011 15h52
Início > Noticias > 46019

Somente nos primeiros três meses deste ano, a Unidade de Saúde Nestor Piva (Zona Norte), da Prefeitura de Aracaju, registrou um total de 84.220 atendimentos, entre médicos e de enfermagem.  Desses, 49.395 atendimentos foram feitos por especialistas nas áreas de ortopedia, clínica médica, cirurgia e odontologia. Uma demanda que chama a atenção é a da urgência cirúrgica: foram 6.305 atendimentos no primeiro trimestre do ano. Já na ortopedia, foram 5.567 atendimentos. A maior procura ainda é durante o dia, quando a demanda chega a ser mais do dobro da noite.

Ana Carla Vieira de Araújo é comerciante e usa com frequência o serviço. "Aqui no Nestor Piva eu sempre fui bem atendida, já precisei dos serviços diversas vezes e nunca passei pelo constrangimento de ser mal atendida. Hoje mesmo fui chegando e sendo recebida pelo médico, que passou a medicação e os exames laboratoriais, que tinha que fazer. Já fui medicada, examinada e estou de alta médica. Outra vez que precisei do serviço foi quando minha filha ficou 6 dias internada e o atendimento foi muito bom", diz a comerciante.

Para o ortopedista Valdir Pinheiro, o serviço é procurado também por quem tem plano particular de saúde. "Segundo relatos dos próprios usuários, eles recebem atendimento melhor e mais rápido do que em alguns hospitais particulares. Isso acontece porque tem hospital particular sem escala completa de médicos, diferente do Nestor Piva que está com a escala fechada", declara o médico.

Bom atendimento

Mesmo com plano particular de saúde, o consultor de vendas Felipe dos Santos Matos levou a avó, Vandete Santana, para ser atendida no Nestor Piva. "Apesar de minha avó ter plano de saúde, optamos pelo Nestor Piva por sempre sermos bem atendidos e também por causa da agilidade na prestação do serviço. Logo que chegamos com minha avó, fomos recebidos e ela foi encaminhada para o médico e já está recebendo medicação, fato muito diferente de alguns hospitais particulares, onde o atendimento é fraco e muito demorado", explica Felipe.

O secretário Silvio Santos comenta o resultado desse primeiro trimestre. "Os números de atendimentos do Nestor Piva desmascaram completamente o processo de politização de setores, inclusive da imprensa sergipana, que tentam fazer contra nós mostrando que o serviço não tem qualidade e mostrando só os pontos deficientes. Os números de atendimentos equiparam o nosso atendimento ao do próprio HUSE, então não é uma coisa pequena, a população aracajuana é atendida nas nossas unidades", afirma Silvio.

Critérios

O diretor da Unidade Zona Norte, João dos Santos, explica que o critério de uma unidade de atendimento é feito pela classificação de risco. Se o paciente chega com condições de poder esperar, um outro paciente em situação de risco vai ter prioridade. "É preciso esclarecer também que algumas pessoas reclamam que outras passaram na frente, mas isso não é verdade. O atendimento é de acordo com a especialidade, ou seja, o paciente vai para clinica medica, ou para cirurgia ou ortopedia. São demandas diferentes, filas diferentes", acrescenta o diretor.