Educação para o trânsito é tema de palestra para crianças

Transporte e Trânsito
03/06/2011 14h31
Início > Noticias > 46039

De acordo com artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro ‘A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito'. Por isso, nesta sexta-feira, 3, o projeto 'Lição de Cidadania', da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), marcou presença no Colégio Coesi, localizado no conjunto Leite Neto.

Educar os futuros condutores para um trânsito mais seguro e democrático, a partir da conscientização de que as vias são formadas por pessoas, que o respeito as leis é fundamental e pode salvar milhares de vidas, estes são alguns dos objetivos do projeto. Com a palestra ‘Cidadania e Trânsito', a pedagoga Selma da Mata, levou para os alunos do 5º ano a mensagem de paz no trânsito.

Cerca de trinta crianças, numa média de 10 anos de idade, participaram da palestra e interagiram tirando dúvidas com a pedagoga da SMTT e com um agente de trânsito também presente no evento. Para a professora da turma, Elaine Santos, projetos como o 'Lição de Cidadania', contribuem para a formação dos adultos de amanhã.

"Estas crianças que estão aqui hoje serão, daqui há poucos anos, condutores de veículos. Quanto mais cedo elas compreenderem que as leis de trânsito devem ser cumpridas, que os pedestres devem ser respeitados, que dirigir não é brincadeira, envolve vidas, melhor será. Assim eles se tornarão motoristas conscientes e farão do trânsito um espaço mais humanizado", declarou Elaine.

Crianças conscientes

Os alunos concordam com a professora. "Eu acho muito importante estas palestras sobre trânsito porque no futuro eu vou ser motorista e aprendendo desde agora como me comportar no trânsito. Com certeza vou ser um motorista mais cuidadoso. Acho importante também que tivessem mais palestras como estas para os nossos pais", colocou o aluno Wagner Henrique.

"Quando a gente crescer e puder dirigir, nós seremos bons motoristas, porque desde pequenos nós conhecemos as leis de trânsito e sabemos da importância de respeitar a velocidade e principalmente os pedestres e ciclistas", disse a aluna Melisa Vieira.