Desta sexta-feira, 03, até a próxima segunda-feira, 06, quatro Unidades de Saúde da Família (USF) estarão recebendo a visita dos especialistas espanhóis em Atenção Primária à Saúde, os médicos de família e comunidade dra. Mercedes Pérez Fernándes e dr. Juan Gérvas. A visita faz parte de um projeto nacional da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em parceira com as associações estaduais brasileiras. O objetivo é aperfeiçoar as equipes de saúde dos municípios por meio do acompanhamento do atendimento e análise das unidades, bem como apresentar soluções para melhorar o sistema público e suprir a demanda.
O Dr. Juan Gérvas ficou contente com o que encontrou em Aracaju. "A realidade de Aracaju é muito positiva e a estrutura encontrada é muito boa. O simples fato de possuir unidades de saúde já é um tesouro. O que devemos ressaltar é que, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), há 25 anos, o Brasil evoluiu muito e essa evolução tem que ser levada para o sistema de saúde", enaltece Dr. Juan Gérvas.
Os especialistas espanhóis já estiveram nas regiões Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e já visitaram cerca de 45 unidades de saúde. Agora os espanhóis estão na região nordeste e já visitaram a Bahia e pela primeira vez estão visitando Aracaju para visitar quatro unidades: José Machado de Souza, Manoel de Souza Pereira, João Bezerra e Santa Terezinha. Depois de Aracaju, eles seguem para Maceió. Recife, João Pessoa, Natal, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral, Teresina e São Luís. Desde abril, os especialistas estão na estrada e o projeto será finalizado em junho.
Análises e entrevistas
Segundo o presidente da Sociedade Sergipana de Medicina de Família e Comunidade (Sosemfc), Dr. Rubens Carvalho, que também é médico da USF João Bezerra, a visita é muito importante para os profissionais do Programa Saúde da Família e para a comunidade. "A visita nas unidades contribui muito, os especialistas espanhóis analisam como o paciente é acolhido, como são feitos os procedimentos, além de realizarem entrevistas com os profissionais das unidades e para finalizar a visita eles fazem uma reunião com a Equipe da Saúde da Família, onde escutam e também levam idéias e experiências", afirmou.
Para a médica espanhola da família, Dra.Mercedes Pérez Fernándes, o objetivo é elaborar um relatório para fortalecer o SUS no Brasil. "O propósito final das visitas pelo Brasil é realizar um relatório sobre a Atenção Primária à Saúde, com a intenção de modernizar a saúde pública. As unidades devem ter um médico generalista que faça o filtro dos pacientes para os especialistas. Com uma medicina de família forte o resultado é a melhoria da saúde da população. As equipes de saúde de família têm que trabalhar em conjunto", reforça dra.Mercedes.
Estratégias
A coordenadora Clínica da Atenção Primária, dra. Acácia Seixas, ressalta a importância da visita dos especialistas espanhóis. "A intenção dos especialistas é de conhecer, analisar a política clínica diária, verificando a necessidade e estratégias para dar resolutividade ao atendimento dos pacientes e comunidade com a adequação das necessidades locais prestando atendimento integrado e resolutivo principalmente com a prática da prevenção", explica a coordenadora.
"Estamos muito felizes em receber os especialistas bastante conceituados em Atenção Primária à Saúde. A Secretaria Municipal está de portas abertas. Toda atividade que venha somar esforços no intuito de colaborar para a prestação de serviço é positivo", afirma o Secretário Silvio Santos.
Palestra
Nesta sexta-feira, às 19h30, os especialistas espanhóis estarão realizando palestra sobre os problemas e soluções para melhoria da Atenção Primária no Brasil e no mundo. O evento acontecerá no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), na rua Luís Carlos Prestes, nº 99, bairro Ponto Novo, em Aracaju.