O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves recebeu, nesta tarde de sexta-feira, 3, trabalhadores, técnicos e beneficiários da assistência Social, para realizar a 4° Pré-Conferência da Assistência Social, que visa eleger 178 delegados para a ‘VIII Conferência Municipal de Assistência Social'. Com o tema ‘Consolidar o Sistema Único da Assistência Social (Suas) e Valorizar seus Trabalhadores', a conferência tem o propósito de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para seu aperfeiçoamento.
‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas'; ‘Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais'; ‘Fortalecimento da participação e do controle social'; e ‘A centralidade Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil', são esses os subtemas que orientam e embasam toda a discussão em torno da política da assistência social nas pré-conferências.
A secretária executiva do Conselho Municipal da Assistência Social, Sônia Carozo, contou que toda a metodologia aplicada às Pré-Conferências segue o que vem prescrito no manual orientador do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
"É baseado no manual orientador do CNAS que construímos toda a metodologia que estrutura as pré-conferências. A princípio existe uma apresentação de como vai ser designada essa metodologia, como também a quantidade de delegados que vão ser eleitos em cada distrito, os temas que vão ser discutidos e do que se trata a própria conferência, depois os participantes vão ser divididos em quatro grupos, que debaterão os quatro subtemas e elegerão, nos grupos, os delegados para a VIII Conferência", afirmou.
Para a conselheira municipal da Assistência Social, Carla Vanessa Dória, a cada dois anos, período que ocorre as Conferências, a população mostra-se mais participante nesse processo. "As Pré-Conferências são sempre um espaço muito importante para a população, para que ela possa exercer o controle social e também avaliar, discutir e propor um direcionamento para a política da assistência social. As Conferências Municipais são realizadas a cada dois anos e cada vez que realizamos essas etapas preparatórias, mais temos uma adesão maior da população, e isso é sempre um resultado muito positivo da assistência", pontuou.
Qualidade do serviço
A gerente de Formação de Agentes Públicos e Sociais da Semasc, Rosana Adrião, disse que a questão do trabalho e a melhoria da qualidade dos serviços da socioassistenciais são temas centrais nessa nova conferência. "Estou participando das Pré-Conferências como trabalhadora da assistência social, pois as conferências municipal e nacional estão trazendo questões em torno da gestão do trabalho e também referentes à qualidade dos serviços socioassistenciais. Nesses eventos, são levantados questionamentos de como o trabalhador da assistência está prestando esse serviço e como aprimorá-lo. Vejo tudo isso com bons olhos e quero participar porque, para mim, contribuir nesse momento é efetivamente construir a política assistência social como um todo", revelou.
A coordenadora do Cras Risoleta Neves, Iraci Mendonça, disse estar feliz por receber outros Cras em um momento de expressão de cidadania. "A VIII Conferência é maisuma oportunidade que os usuários e os trabalhadores têm para dizer o que precisam. Esse é um momento de expressão de cidadania, de participação popular.Além disso, para nós é uma alegria imensa estarmos recebendo hoje aqui no Risoleta Neves, os Cras Coqueiral, Porto D'Anta e o Pedro Averan", disse.
Retrospectiva da 3° Pré-Conferência
Ana Carolina Trindade é membro do Conselho Municipal de Assistência Social. Ela afirmou que a 3° Pré-Conferência promovida no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) teve o percentual de delegados selecionados bastante positivo.
"Na quinta-feira, 2, foi realizada a 3° Pré-Conferência do 3° distrito. Os trabalhos foram feitos na entidade não-governamental Centro de Integração Raio Sol (Ciras). Lá tivemos um grande número, já que tem bastante beneficiários cadastrados no Cadastro Único, o qual foram bem representados. O percentual de delegados foi positivo, algumas vagas remanescentes, mas que foram colocadas para o 4° distrito. Nas pré-conferências, a participação dos usuários e dos trabalhadores está sendo maciça pois há a presença de todos os representantes públicos", ratificou.
Cronograma das Pré-Conferências
31 de maio - Instituto Lourival Fontes
Av. São João Batista, s/n, bairro Ponto Novo
01 de junho - CRAS - Gonçalo Rollemberg Leite
Rua Alagoas, 2051, bairro José Conrado de Araújo
02 de junho - Centro de Integração Raio de Sol
Rua S/D, Casa s/n, Loteamento Santa Maria, bairro Santa Maria
03 de junho - CRAS - Risoleta Neves
Rua Nossa Sra. da Glória, 845, bairro Alto da Jaqueira
06 de junho - CRAS - João de Oliveira Sobral
Rua Senhor do Bonfim, s/n bairro Santos Dumont
Fonte: http://www.institutorecriando.org.br/