Mais 150 cidadãos são capacitados em cursos da Fundat

Formação para o Trabalho
06/06/2011 12h01
Início > Noticias > 46048

Na última sexta-feira, 3, mais 150 cidadãos receberam seus certificados de conclusão  dos cursos de Inglês, Espanhol e Informática. A ação é da Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa de Qualificação Profissional executado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Os cursos foram realizados na Escola do Legislativo e na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, sediada no bairro Porto D'anta.

Na Escola do Legislativo, 60 alunos concluíram os cursos de informática básica, informática avançada e espanhol. A instituição foi representada por José Otonio de Almeida, chefe de gabinete da presidente da Escola, deputada Angélica Guimarães. "Essa parceria enriquece a Assembléia Legislativa. Pude observar no semblante de cada aluno a felicidade por ter completado o curso", destaca.

O aluno José Antônio Santos, 74 anos, que frequentou o curso de informática, disse que o treinamento o fez se sentir mais jovem diante da convivência com os demais. "Foi um desafio. Precisava muito me atualizar e a minha qualificação foi um exemplo para a minha família e para outras pessoas jovens", disse.

Mercado de trabalho

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, falou sobre a importância da parceria, destacando o papel da fundação na qualificação e a empregabilidade do cidadão. "É importante que vocês procurem o setor de intermediação de mão de obra para atualizar os dados e deixar o currículo, porque estamos mantendo parcerias com vários setores da economia de Aracaju visando a empregabilidade do cidadão capacitado", explicou.

O instrutor do curso de inglês, Beris Barreto Dantas, representou os professores e falou para os alunos. "Essa foi uma grande oportunidade que a Fundat lhes ofereceu. Ensinar é aprender também. Estou orgulhoso porque vocês estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho", afirmou.

Porto D'anta

Já na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, foram capacitadas quatro turmas de informática (duas básicas e duas avançadas) e uma de inglês, com um total de 90 cidadãos capacitados. Telma Pimentel entregou os certificados, informando sobre as ações da fundação. Ela também incentivou os presentes a manter sempre seu cadastro atualizado na Fundat. "Temos vários casos registrados de pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar, mas que não foram localizadas porque mudaram de telefone ou endereço e não atualizaram seus dados", afirmou Telma.

A presidenta explicou ainda que, além dos cursos gratuitos, a fundação também oferece crédito para quem deseja começar um novo negócio. "A equipe da Fundat está satisfeita porque a missão está sendo cumprida. Além da qualificação e da inserção dos cidadãos no mercado de trabalho, estamos à disposição para aqueles que desejam se tornar empreendedores", destaca.