Prefeitura cerca antiga área do Quirino para evitar novas ocupações

Infraestrutura
06/06/2011 15h07

Para evitar novas ocupações irregulares na antiga área do Quirino, no bairro Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), conclui esta semana o cercamento do local. O isolamento da área de risco faz parte do conjunto de ações preventivas desenvolvidas pela administração municipal no combate aos efeitos das chuvas na capital.

Por ser uma área inapropriada para construção de moradias, a Prefeitura de Aracaju realocou da ocupação do Quirino um total de 103 famílias que hoje vivem com dignidade em casas de alugadas pela administração municipal. As famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) recebem mensalmente o auxílio moradia no valor de até R$ 300,00.

Após a transferência das famílias, equipes da prefeitura iniciaram os serviços de limpeza da área, minimizando as agressões ambientais, e o cercamento do espaço. Esta semana quatro profissionais concluem o isolamento da antiga ocupação que possui cerca de 6.000 m2. As cercas de madeira possuem uma estrutura reforçada com base de concreto para dificultar o furto do material. Além do cerco ao local, o terreno está sendo monitorado diariamente por fiscais da Emurb, coibindo assim a instalação de novas moradias precárias.

Ações

De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento, o cerco das áreas evita a formação de novas ocupações. O engenheiro destaca ainda que a Prefeitura de Aracaju está monitorando as demais ocupações do bairro. "Além do Quirino, a prefeitura vai realizar o cercamento do Arrozal, Prainha e de toda região alagadiça do Santa Maria. Com a aproximação do período chuvoso, o nosso objetivo é impedir a construção de novas moradias precárias nessas áreas de risco, evitando que ocorram tragédias no local",  antecipa Alberto Nascimento.

Assistência

Entre maio e abril deste ano, foram retiradas cerca de mil famílias das ocupações do Quirino, Prainha, Arrozal, Água Fina e Marivan. A prefeitura abrigou 109 famílias em galpões e concedeu auxílio moradia a outras 406. Neste período foram distribuídas 108 cestas básicas, 111 colchões e 87 cobertores.