Grupo de teatro da rede municipal realiza primeiro encontro

Educação
06/06/2011 17h50
Início > Noticias > 46058

O Espaço Permanente de Criação do Centro de Criatividade de Aracaju foi palco para o encontro de futuros artistas da cena teatral. O evento faz parte do mais novo projeto da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Coordenado pelo historiador e arte-educador Rivaldino Santos, a ação visa estimular o desenvolvimento cultural dos estudantes. O grupo de teatro da rede municipal de ensino é formado por um conjunto de aproximadamente 50 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Juscelino Kubistchek, Manoel Bomfim, Oviêdo Teixeira, Florentino Menezes e Maria Thétis Nunes.

Os jovens se encontraram na tarde do último sábado, 4, para se conhecerem e debaterem temas importantes sobre o projeto. O primeiro passo foi cada um se apresentar e descrever com palavras a experiência. Para a alegria de Rivaldino Santos, as respostas vindas dos estudantes foram as mais surpreendentes possíveis. Desde ‘encorajadora e muito diferente' até ‘um novo recomeço de vida' as citações demonstraram com unanimidade que o grupo de teatro realmente vem fazendo a diferença na vida dos componentes.

Durante o encontro, Rivaldino esclareceu algumas dúvidas. O historiador explicou que todas as escolas terão seu próprio espetáculo, no entanto, é fundamental um momento com o grupo todo. "A partir de agosto, as produções irão percorrer todas as unidades escolares. Porém, o objetivo é também chegar até associações de moradores, igrejas e outros pontos importantes", ressaltou o coordenador. Ainda na reunião, o grupo de alunos da escola Oviêdo Teixeira fez a apresentação de duas cenas já ensaiadas. O objetivo dos alunos é produzir um espetáculo que mostre que a unidade escolar não é feita apenas de violência.

A coordenadora da escola Florentino Menezes, Vilma Oliveira, fez questão de acompanhar o encontro. A professora confessou que é um prazer enorme ver seus alunos participando de um projeto tão incrível. "A nossa unidade escolar valoriza muito o teatro, a prova disso é o empenho dos estudantes, sempre produzindo peças envolvendo assuntos importantes", disse Vilma, afirmando que já é notável a mudança do comportamento dos envolvidos no grupo.

A aluna do 7º ano, Alice Moreira, 12, declarou estar vivendo um momento único. "É preciso muito empenho, disciplina e atitude para participar deste projeto. Eu pretendo melhorar sempre, é um honra muito grande estar no grupo", contou Alice. Já o estudante da EMEF Maria Thétis Nunes, Hiago Carvalho, 11, confessou que seu desejo é se destacar cada vez mais no grupo. "Apesar do pouco tempo da existência do grupo, percebo que já mudei muito, estou mais disciplinado e centrado nos meus objetivos", concluiu o jovem.

Novidades

Um dos objetivos da reunião foi escolher o nome do grupo. Foram formadas duplas e depois de muito diálogo, os estudantes apresentaram suas sugestões. Após uma votação, quase por unanimidade ‘Os desinibidos' venceu as outras opções. O coordenador-assistente do grupo, Anderson Alves, declarou que será produzido um fardamento exclusivo para o grupo, com uma calça, camisa e mochila.

Além disso, uma nova ferramenta de comunicação será implantada. "Um blog próprio do grupo, onde os componentes poderão interagir, postar depoimentos e trocar idéias", frisou Anderson. Outra novidade abordada durante a reunião foi referente às apresentações dos espetáculos. "Já foi doado um ônibus para o grupo. O veículo será transformado em palco móvel, onde será possível realizar as produções teatrais", relatou o coordenador Rivaldino.