Com a intenção de definir os últimos detalhes ligados à organização do Forró Caju 2011, foi realizada nesta segunda-feira, 6, uma reunião ampliada com representantes de secretarias municipais e órgãos parceiros que atuarão na festa. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e foi coordenado pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite.
Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Guarda Municipal de Aracaju, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, entre outros órgãos.
SMTT
Para garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos condutores e pedestres, durante o Forró Caju a Superintendência Municipal de Transportes de Trânsito (SMTT) fechará algumas ruas, que reabrirão durante as manhãs. "Faremos isso para evitar que haja acidentes e que veículos não autorizados circulem na área da festa, causando transtornos", explicou major Paiva, diretor de trânsito da SMTT.
O ponto de táxi será transferido para a avenida Antônio Cabral, já que é uma avenida mais larga, causando menos transtorno no trânsito. "Nosso objetivo com isso é deixar o trânsito menos lento e tumultuado", afirma major Paiva. A SMTT reservará vagas de estacionamento para portadores de necessidades especiais na rua Santa Rosa, entre as ruas Apulcro Mota e José do Prado Franco. Vale salientar que para o número de vagas é limitado e, para ocupá-las, a credencial deve estar no painel do carro.
Emsurb
Com o objetivo de assegurar conforto e bem estar ao público, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será responsável pela limpeza diária do local da festa e também das suas imediações. "Os agentes vão realizar os serviços de varrição do local, lavagem da área e recolhimento do lixo", afirmou Antônio Carlos, diretor de Espaços Públicos da Emsurb.
A Emsurb é responsável pela organização dos bares e barracas, ordenamento do comércio ambulante e instalação de banheiros químicos. "Serão distribuídos no local 250 banheiros químicos para atender a demanda e dar o suporte necessário ao público", afirma o diretor de Espaços Públicos.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu- 192) disponibilizará ambulâncias, profissionais e uma estrutura completa para dar assistência aos forrozeiros que precisarem de atenção médica durante a festa.
Segundo a coordenadora do Samu municipal, Waneska Barbosa, o posto médico montado no Forró Caju contará com 12 leitos, 30 funcionários por noite, entre os quais médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e dois supervisores. "Contaremos com o suporte de duas viaturas que estarão presente no local em todos os dias do evento para aqueles casos que precisem de remoção para um atendimento mais específico", afirmou a coordenadora.
Corpo de Bombeiros
Para garantir a segurança do público, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também estará presente na festa para dar suporte aos outros órgãos de segurança. Segundo o representante da unidade, todas as saídas de emergência serão sinalizadas com balões (blimps). "Fizemos isso para que as pessoas tenham uma maior visibilidade desses locais de emergência, e, caso haja necessidade, saibam para onde devem se locomover", explica ele.
Antes de iniciar os shows, deverá ser veiculado nos telões um vídeo dando orientações de como as pessoas devem se comportar em caso de pânico, como incêndio e tumultos. "Este ano estamos com esse projeto, pois é importante mostrar às pessoas onde estarão localizadas as saídas de emergências e quais os planos de evacuação", declara o representante.
Polícia Militar
A Polícia Militar disponibilizará cerca de 2.350 policiais durante as doze noites do Forró Caju. Nas áreas internas do Forró Caju, eles estarão distribuídos em patrulhas nos portões de acesso e nas cabines de desarmamento. A novidade este ano é que a PM também controlará as saídas de emergência, para evitar a entrada de pessoas por estes locais.
Também haverá um rígido controle da entrada de pessoas na festa, para que, assim que a capacidade do local for atingida, os portões sejam fechados. "Faremos isso este ano para que possamos ter controle da quantidade de pessoas na festa, pois não podemos permitir que haja um público maior do que o local comporta", afirma o representante da PM.