Prefeitura já reformou cinco Unidades de Saúde da Família

Saúde
07/06/2011 09h16
Início > Noticias > 46068

Aos poucos as paredes externas da Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas foram ganhando cores diferentes, graças ao trabalho artístico do grafiteiro Alexsandro Vieira de Melo. O colorido faz parte do projeto de humanização da saúde pública em Aracaju. Além de decorar, a arte evita pichações que comprometem a manutenção do patrimônio público.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Ricardo, o grafite será levado para todas as Unidades de Saúde do município com a intenção de integrar ainda mais a comunidade com a USF de seu bairro. "Essa iniciativa será levada para todas as 43 Unidades de Saúde do município e cada uma estampará em suas paredes a arte de um grafiteiro local", explicou Geison Ricardo. Segundo Alexsandro, o trabalho realizado auxilia no combate ao vandalismo. "Com a arte podemos conscientizar a população e a arte do grafite tem esse papel", afirma o grafiteiro.

O usuário da USF Lauro Dantas, Jesanias Mota Ferreira, morador do bairro Bugio, vê a ação com bons olhos. "A medida de trazer a arte do grafite para as unidades é muito interessante. Além de prevenir contra as pichações, desperta o interesse da comunidade em preservar a unidade, humanizando as ações entre usuários", afirma. 

Levantamento

O colorido ganhou as paredes também do prédio da USF Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, e da unidade Dona Jovem, no bairro Industrial. Assim que assumiu o cargo, o secretário Silvio Santos fez o levantamento das condições físicas de todas as Unidades da Rede Municipal e as obras começaram um mês depois. Desde dezembro do ano passado, cinco Unidades de Saúde da Família e um Posto de Atendimento de Aracaju já passaram por reformas.

"De lá pra cá, foram reformadas as seguintes Unidades de Saúde da Família: Humberto Mourão (Conjunto Orlando Dantas), Antonio Alves (Atalaia), Onésimo Pinto (Conjunto Jardim Centenário),  Dona Jovem (Bairro Industrial), Lauro Dantas (Bugio) e o Posto de Atendimento Costa Pinto (Calçadão da 13 de Julho). Nessas unidades a reforma contemplou desde pintura a recuperação total do telhado, além da instalação de equipamentos", afirma o Secretário Silvio Santos.

Unidades de urgência

Segundo o diretor de Gestão, Tecnologia da Informação e Suporte aos Serviços de Saúde, Mário Ferreira, as Unidades de Urgência e Emergência também entraram no cronograma. "No Nestor Piva, a laje exposta foi impermeabilizada, os consultórios, sala de Raio X, enfermaria  e outros ambientes foram recuperados e pintados. Havia necessidade de instalação de computadores e aparelhos de ar-condicionado, mas a rede não suportava. Por isso foi ampliada, possibilitado instalar 14 novos aparelhos de ar-condicionado, substituindo todos de grande porte, que não funcionavam mais a contento", acrescenta o diretor.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera e Liberdade também passaram por pintura e adequação geral da estrutura para receber os usuários. Todas as Unidades serão contempladas no cronograma.

Mais reformas

Agora a Secretaria trabalha para dar início às obras em quatro outras Unidades: USF Renato Mazze Lucas (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (Bairro América), Eunice Barbosa (Coqueiral) e Walter Cardoso (Veneza).  Essas quatro estão com os projetos prontos e como são obras de grande porte estão em processo de licitação. As obras devem ser iniciadas no mês de julho, devem durar 45 dias e serão feitas simultaneamente.

As demais Unidades também serão contempladas pelo levantamento. Além das obras, o serviço de manutenção continua sendo realizado normalmente. Para atender às queixas mais comuns, a SMS instalou 120 novos aparelhos de ar-condicionado, de novembro até agora. Outros 200 foram adquiridos e 35 autoclaves, usadas para esterilizar equipamentos, foram substituídas. Projetos para os Centros de Especialidades também estão em andamento.