Prefeitura já reformou cinco Unidades de Saúde da Família

Saúde
07/06/2011 09h16
Início > Notícias > Prefeitura já reformou cinco Unidades de Saúde da Família

Aos poucos as paredes externas da Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas foram ganhando cores diferentes, graças ao trabalho artístico do grafiteiro Alexsandro Vieira de Melo. O colorido faz parte do projeto de humanização da saúde pública em Aracaju. Além de decorar, a arte evita pichações que comprometem a manutenção do patrimônio público.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária, Geison Ricardo, o grafite será levado para todas as Unidades de Saúde do município com a intenção de integrar ainda mais a comunidade com a USF de seu bairro. "Essa iniciativa será levada para todas as 43 Unidades de Saúde do município e cada uma estampará em suas paredes a arte de um grafiteiro local", explicou Geison Ricardo. Segundo Alexsandro, o trabalho realizado auxilia no combate ao vandalismo. "Com a arte podemos conscientizar a população e a arte do grafite tem esse papel", afirma o grafiteiro.

O usuário da USF Lauro Dantas, Jesanias Mota Ferreira, morador do bairro Bugio, vê a ação com bons olhos. "A medida de trazer a arte do grafite para as unidades é muito interessante. Além de prevenir contra as pichações, desperta o interesse da comunidade em preservar a unidade, humanizando as ações entre usuários", afirma. 

Levantamento

O colorido ganhou as paredes também do prédio da USF Onésimo Pinto, no Jardim Centenário, e da unidade Dona Jovem, no bairro Industrial. Assim que assumiu o cargo, o secretário Silvio Santos fez o levantamento das condições físicas de todas as Unidades da Rede Municipal e as obras começaram um mês depois. Desde dezembro do ano passado, cinco Unidades de Saúde da Família e um Posto de Atendimento de Aracaju já passaram por reformas.

"De lá pra cá, foram reformadas as seguintes Unidades de Saúde da Família: Humberto Mourão (Conjunto Orlando Dantas), Antonio Alves (Atalaia), Onésimo Pinto (Conjunto Jardim Centenário),  Dona Jovem (Bairro Industrial), Lauro Dantas (Bugio) e o Posto de Atendimento Costa Pinto (Calçadão da 13 de Julho). Nessas unidades a reforma contemplou desde pintura a recuperação total do telhado, além da instalação de equipamentos", afirma o Secretário Silvio Santos.

Unidades de urgência

Segundo o diretor de Gestão, Tecnologia da Informação e Suporte aos Serviços de Saúde, Mário Ferreira, as Unidades de Urgência e Emergência também entraram no cronograma. "No Nestor Piva, a laje exposta foi impermeabilizada, os consultórios, sala de Raio X, enfermaria  e outros ambientes foram recuperados e pintados. Havia necessidade de instalação de computadores e aparelhos de ar-condicionado, mas a rede não suportava. Por isso foi ampliada, possibilitado instalar 14 novos aparelhos de ar-condicionado, substituindo todos de grande porte, que não funcionavam mais a contento", acrescenta o diretor.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera e Liberdade também passaram por pintura e adequação geral da estrutura para receber os usuários. Todas as Unidades serão contempladas no cronograma.

Mais reformas

Agora a Secretaria trabalha para dar início às obras em quatro outras Unidades: USF Renato Mazze Lucas (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (Bairro América), Eunice Barbosa (Coqueiral) e Walter Cardoso (Veneza).  Essas quatro estão com os projetos prontos e como são obras de grande porte estão em processo de licitação. As obras devem ser iniciadas no mês de julho, devem durar 45 dias e serão feitas simultaneamente.

As demais Unidades também serão contempladas pelo levantamento. Além das obras, o serviço de manutenção continua sendo realizado normalmente. Para atender às queixas mais comuns, a SMS instalou 120 novos aparelhos de ar-condicionado, de novembro até agora. Outros 200 foram adquiridos e 35 autoclaves, usadas para esterilizar equipamentos, foram substituídas. Projetos para os Centros de Especialidades também estão em andamento.