PMA combate efeitos da chuva na zona de expansão

Infraestrutura
07/06/2011 14h23
Início > Noticias > 46076

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está intensificando os serviços realizados para combater os efeitos das chuvas na zona de expansão da capital. Além da abertura de valetas para escoamento das águas pluviais, a empresa também está realizando a implantação de travessias em pontos estratégicos da região.

Na zona de expansão da capital, a chegada do inverno, com o consequente aumento no volume de chuvas, pode provocar a formação de charcos naturais já que, nessa região, as condições geológicas são propícias a esse tipo de fenômeno que faz parte do ciclo biológico das espécies do ecossistema costeiro. Por isso, as medidas realizadas pela Emurb visam minimizar os pontos de charco nos locais onde a presença humana já está consolidada.

Entre os serviços prestados à população da região, as equipes da empresa já concluíram o assentamento de tubos na rua José Onorino Gama, no povoado Robalo, e rua C, no loteamento São Jorge, povoado Mosqueiro. Também foram abertas valas na comunidade Malvinas, no Mosqueiro, e no povoado Areia Branca.

Cooperação

Para a diretora da Associação de Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona Expansão de Aracaju (Combaze), Karina Drummond, a população também deve cooperar, evitando jogar lixo nas manilhas e canais. "Não só estamos acompanhando a execução dos serviços, como também sugerindo alguns pontos que necessitam do apoio da Emurb. E, nesse sentido, a empresa tem atendido aos nossos pedidos em toda a região. É importante também que a população coopere conosco, já que não faz sentido a Emurb limpar as manilhas se dez dias depois vão estar cheias de lixo, jogado pelos próprios moradores", destaca Karina.  

De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento, os serviços iniciados no final do mês passado serão executados até a metade de novembro deste ano. "A Prefeitura de Aracaju está investindo nesses serviços cerca de R$ 467 mil e a expectativa é de que as ações reduzam os transtornos que as chuvas desse período podem ocasionar para os moradores da região", ressalta o engenheiro.

Zona de expansão

A zona de expansão da capital é uma área que corresponde a cerca de 43% do tamanho total de Aracaju. A região, que compreende os povoados Robalo, São José, Areia Branca e Mosqueiro, além de uma infinidade de loteamentos e condomínios particulares, está localizada na divisa com os municípios de Itaporanga D'Ajuda e São Cristóvão. Por conta do volume de investimentos em infraestrutura realizados pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo do Estado na última década, a zona possui hoje um dos maiores potenciais de desenvolvimento urbano da capital.