Desocupação das áreas de risco é apresentada à Arquidiocese

Família e Assistência Social
07/06/2011 15h01
Início > Notícias > Desocupação das áreas de risco é apresentada à Arquidiocese

"Acho muito positivo e louvável o poder público estar dialogando com os diversos setores da sociedade, dando conta do que está fazendo". Foi assim que o Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, avaliou a visita do secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, feita ao governo da Arquidiocese de Aracaju na manhã desta terça-feira. 

O encontro aconteceu por volta das 10h30, no gabinete do Bispo Auxiliar, quando o secretário Bosco Rolemberg relatou em detalhes todo o processo de desocupação das margens do canal que corta o bairro Santa Maria, apresentando um balanço dos números que atestam o sucesso da empreitada. "Nós removemos 1.005 famílias das áreas de risco, concedemos auxílio moradia a quase 600 delas, elevando o total de benefícios para 2.100, e abrigamos cerca de 100 famílias", informou

Bosco Rolemberg também explicou as razões que levaram a Prefeitura de Aracaju a decidir pela desocupação das margens do canal. "Historicamente e a cada inverno, aquelas famílias nas áreas de risco sofriam com as inundações causadas pelo transbordamento do canal. Então, sob a orientação e decisão do prefeito Edvaldo Nogueira, optamos por retirá-las daquele ambiente indigno antes que caíssem as chuvas intensas que estavam previstas", disse.

Monitoramento

Questionado por Dom Henrique Soares sobre o que a Prefeitura de Aracaju está fazendo para evitar novas invasões, o secretário informou que as áreas desocupadas já estão sendo cercadas e serão permanentemente monitoradas por órgãos da administração municipal. Dom Henrique demonstrou grande interesse nas informações que recebia do secretário, todas elas compiladas em um documento que lhe foi entregue, contendo inclusive fotografias que mostram a situação das áreas antes e depois da desocupação.

Ao final da explanação de Bosco Rolemberg, o Bispo Auxiliar parabenizou a iniciativa. "Se vocês mostram que estão fazendo o trabalho certo, pelo bem daquelas famílias, não devem ter medo. Acho importante que o poder público tenha trazido estas informações até à Igreja, porque somos parte da sociedade. Louvo a ação, a apoio e a incentivo", declarou Dom Henrique Soares.