SMS realiza arraial da Rede de Atenção Psicossocial

Saúde
07/06/2011 17h52
Início > Notícias > SMS realiza arraial da Rede de Atenção Psicossocial

Com muita festa e forró a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção Pscicossocial (Reap), realizou o ‘Arraia Tô Pra Lá de Bom', que aconteceu na tarde desta terça-feira, 7, no Espaço Gonzagão. O evento contou com o apoio do Governo do Estado e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

A festa começou às 14 horas e contou com a apresentação das quadrilhas juninas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano e Jael Patrício. Além das apresentações das quadrilhas, o evento teve o desfile dos reis e rainhas de todos os Caps.

Eleita rainha do Caps AD Primavera, a usuária Kate Hellena estava muito animada. "Estou adorando a festa. A atividade é muito legal e ajuda os usuários a viverem melhor. Eu represento o Caps AD Primavera, sou a rainha e quero ser modelo profissional no futuro", disse Kate, sem tirar o sorriso do rosto.

Para a coordenadora da Saúde Mental, Karina Cunha, o arraial foi recheado de atividades que promoveram a interação entre os usuários, a família e os profissionais dos Caps. "A proposta da festa é a ressocialização dos usuários. Com ações como essa, a secretaria aproxima os usuários do convívio social, levando dignidade e promovendo a inclusão social", afirma.

Os usuários dos Caps ajudaram na ornamentação da festa e treinaram muito para se apresentar no arraial. "Uma festa como esta sela a posição de Aracaju como referência nacional no tratamento pscicossocial. Ver todos esses usuários se divertindo, acompanhados de suas famílias, é uma grande conquista", afirma o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Silvio Santos.

Ações

Hoje Aracaju é referência nacional no tratamento Pscicossocial, com a maior cobertura de usuários. A rede conta com seis CAPS que realizam, além do acompanhamento médico, atividades lúdicas e de lazer, com participação da família dos usuários, a exemplo do que aconteceu no ‘Arraiá Tô Pra Lá de Bom'.

A dona de casa Telcina Maria Sotero Barbosa é irmã da usuária do Caps Arthur Bispo, Tânia Maria Sotero Barbosa, e diz que sempre participa das atividades realizadas pela Reap. "Estou com minha irmã em todos os eventos e hoje o arraial foi pura alegria. No Caps todos formam uma grande família. O trabalho realizado é muito bom", disse Telcina.

Inclusão

Para Rosineide Oliveira Silva, mãe de Gisele Oliveira Silva - usuária do Caps Arthur Bispo - todos os profissionais que se empenham com a intenção de promover a ressocialização dos usuários estão de parabéns. "Eu resumo em uma só palavra o profissionais dos Caps: excelentes é o que eles são. As atividades realizadas pela secretaria são maravilhosas, porque promovem a inclusão social dos usuários, ajudando muito na ressocialização de minha filha", afirma a mãe orgulhosa.