Através de parcerias com espaços de saúde a equipe da Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), busca prevenir as graves fatalidades causadas pela violência nas vias. Por isso, na tarde desta quarta-feira, 8, psicólogos da SMTT ministraram uma palestra na Unidade de Saúde da Família Osvaldo Leite, localizada no Santa Maria.
Com o tema 'Mobilidade no bairro Santa Maria' a equipe da SMTT mostrou aos moradores da comunidade como trânsito e saúde estão entrelaçados. "Quando não conseguimos resolver os problemas do trânsito, quem acaba sentindo o impacto é a saúde, já que são as unidades, os hospitais, que atendem estas vítimas. É interessante estarmos aqui, pois a unidade de saúde é um espaço que trabalha a prevenção e é isso que a SMTT busca fazer: prevenir, evitar que vidas continuem sendo ceifadas", declarou o psicólogo da SMTT, Marco Aurélio.
"Quando a Unidade nos convidou para esta palestra, eu não entendi o que SMTT tinha a ver com saúde. Mas depois de ouvir o pessoal falando, percebi que tem tudo a ver, porque se a gente sofre um acidente, se a gente se machuca ou nossos filhos, o primeiro lugar que procuramos é a unidade de saúde para nos tratar. Agora eu sei que prestar atenção no trânsito ajuda a cuidar da minha saúde", observou a dona de casa, Lucélia dos Santos.
Educação
Outras duas palestras com a mesma temática serão realizadas nos dia 15 e 22 deste mês, no mesmo local, graças à grande demanda. Para o gerente da unidade de saúde, José Luiz, espaços como estes contribuem para esclarecer a comunidade. "Nós trabalhamos com uma comunidade carente de informação e de educação e nós temos a obrigação de deixá-los mais conscientes. No caso de hoje, estamos esclarecendo sobre os perigos do trânsito e os cuidados que os pedestres devem ter e, para isso, nada melhor do que trazer o órgão competente para debater com as pessoas", pontuou.
Aprendi bastante na palestra. É a primeira vez que participo de algo assim e agora tenho outra visão do trânsito. Na avenida principal do bairro, a Alexandre Alcino, nós temos muitos problemas com os motoristas: eles andam em alta velocidade em um local com muitos pedestres e grande parte deles são crianças. Temos que ter muito cuidado para transitar por ali", disse a dona de casa, Givanilda Alves.
Violência
Durante a explanação, a equipe da SMTT mostrou aos presentes dado alarmantes sobre a violência no trânsito. Para cada pessoa que morre, 19 sobrevivem e seis ficam com lesões permanentes. A maioria das vítimas são homens entre os 15 e 29 anos e grande parte dos acidentes acontecem em rodovias federais, no horário das 17 às 19h.
A idéia de levar a palestra para a Unidade de Saúde da Família Osvaldo Leite foi da Assistente Social, Rosely Anacleto, que trabalha no local. "Além de trabalhar aqui, também trabalho no HUSE e diariamente atendemos várias vítimas por conta de condutas imprudentes no trânsito. Já atendi muitos pacientes que vêm de acidentes que ocorreram no Santa Maria, acidentes graves, como o de um jovem que teve que amputar a perna. Então, trazer uma palestra sobre trânsito é muito importante, pois estamos trabalhando com a prevenção e, sem dúvida, é melhor prevenir que remediar".