A coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Viver Legal, Vilma Teixeira Bastos, ministrou palestra na Faculdade José Augusto Vieira, em Lagarto, na tarde dessa quarta-feira, 8. Para um grupo de 40 universitários do quinto período do curso de Serviço Social, ela apresentou a experiência do Creas Viver Legal, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) que presta serviços de atendimento às medidas sócio-educativas em meio aberto.
Vilma Teixeira mostrou que o Viver Legal acolhe adolescentes e jovens de até 20 anos encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude por terem cometido algum ato infracional, para o cumprimento de medidas sócio-educativas. "Atualmente, estamos atendendo 96 adolescentes e jovens", informou.
Os universitários demonstraram muito interesse em conhecer a rotina do Creas Viver Legal. "Temos uma equipe composta por três psicólogos, três assistentes sociais e dois educadores sociais. Eles oferecem atendimento psicossocial aos jovens e suas famílias, oficinas sócio-educativas, inserção em cursos profissionalizantes, grupos de auto-ajuda e outras atividades", disse a coordenadora.
Segundo ela, os adolescentes e jovens assistidos pelo Viver Legal estão cumprindo medidas sócio-educativas na forma de prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, cumprida no próprio Creas, uma vez que exige acompanhamento maior dos profissionais.
Contribuição
O maior interesse dos universitários, segundo avaliação de Vilma Bastos, foi o de se inteirar sobre o papel do assistente social na vida do adolescente em conflito com a lei. "Achei muito positivo repassamos nossas experiências e avanços para um grupo de estudantes que em breve estará exercendo a profissão. Considero também muito importante o fato de a Semasc estar dando esta contribuição às instituições de ensino e aos futuros profissionais da área", declarou Vilma Bastos.